domingo, 31 de agosto de 2008

As imagens da semana

Um passeio magnífico a Sintra para visitar o Parque de Monserrate (e como estão a decorrer obras de recuperação no Palácio, foi possível entrar e espreitar um pouco mas sem autorização para tirar fotografias...) e o Museu do Brinquedo. E terminamos na Piriquita a comer os delíciosos Travesseiros!
Gostei muito, muito de Monserrate (há bastante tempo que ansiava por visita-lo), as árvores são impressionantes (um verdadeiro oásis para quem aprecia árvores!), a vegetação luxuriante (os medronheiros sendo um arbusto, na zona de Sintra atinge porte arbóreo! E os seus frutos vermelhos, parecidos com ouriços, dão uma excelente aguardente), o Palácio é fabuloso em detalhes (e só tivemos direito a visitar alguns recantos...), as ruínas da Capela parecem pertencer a uma floresta encantada, um verdadeiro Reino Mágico!
As obras e limpeza do imenso Parque prosseguem (nomeadamente com o corte de muitas árvores... Na minha opinião abater árvores é sempre um crime e deixa-me imensamente triste...) por forma a que todo o espaço esteja acessível ao público.
Apesar do bilhete ser 5,00 euros, valeu bem a pena, inclusive fiquei com vontade de voltar com mais tempo para apreciar tudo melhor.
Gostaria de felicitar a Câmara Municipal de Sintra (independentemente dos recursos/organismos a que recorreu) pela recuperação deste espantoso património e pela sua futura manutenção: Parabéns!
Quanto ao Museu do Brinquedo, havia necessidade de aumentar o espaço (são muitas as peças colocadas umas quase em cima de outras, as prateleiras mais altas são difíceis de visualizar para um adulto imagino para os mais pequeninos...) e que o preço dos bilhetes de entrada fossem mais baratos (a cultura deveria ser mais acessível a quem não tem tantas possibilidades - 2 euros era um valor razoável, pois existem muitos adultos a visitá-lo também), de resto, é só soltar a criança que existe dentro de cada um de nós e "partir à descoberta".
Quanto aos Travesseiros da Piriquita - doce regional de Sintra - nada a apontar, apenas que estão cada vez melhores!
Deixo as fotografias para vos influenciar a fazer esta visita também, espero que gostem tanto como eu ou ainda mais!





































































"Dá-me uma mão a mim e a outra a tudo o que existe."
Alberto Caeiro

4 comentários:

Crix disse...

Que bom rever Monserrate.
Estive em Sintra há pouco tempo mas não deu para ir até lá. O meu passeio foi parecido com o teu e igualzinho no modo como terminou: na Piriquita a comer dois travesseiros, hehe
Abraços

Maria Lua disse...

Olá Crix,

pois é , Sintra tem um encanto único... um pequeno reino mágico!
E a Piriquita é sempre o final de qulaquer passeio nessa zona!
Obrigado pela visita.
:-)

PimientayChocolate disse...

hola! que bonito, cuando estuvimos en Sintra no fuimos a Montserrat, habra que repetir el paseo, sigo poniendome al dia,
un beso, daniela

Maria Lua disse...

Hola Daniela!

Sim, Monserrate é um passeio a não perder.
Besos.
:-)