quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Galerias Romanas da Rua da Prata
26, 27 e 28 de Setembro 2008, das 10h às 18h00.
Rua da Conceição (junto ao nº 77)
Lisboa

Devido à grande adesão do público, a fila é normalmente encerrada às 15h30 para garantir entrada. Não se efectuam marcações.
Telf.: 217 513 200
Fax: 217 571 858
E-mail: museudacidade@cm-lisboa.pt
A entrada é livre

"Durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande Terramoto de 1755, ouviu-se pela primeira vez falar da existência de um conjunto de Galerias Romanas no subsolo da Baixa. Infelizmente, nessa altura as técnicas eram poucas e incipientes e foi só em 1859 que as obras de saneamento permitiram, pela única vez, observar os restos das construções romanas que se erguiam sobre as Galerias. Nessa altura, foi feito um levantamento exaustivo das ruínas pela mão de José Valentim de Freitas.
A função original desta estrutura romana foi constantemente estudada e interpretada e as teses que se apresentam são quase unânimes em identificá-la como sendo um criptopórtico. As suas características, tipologia e materiais sugerem uma construção da época de Augusto, datada entre o século I a.C e o século I d.C.
A partir dos anos 80 abririam finalmente ao público com o aval da Câmara Municipal de Lisboa que conseguiu criar condições restritas de acessibilidade ao monumento. Actualmente são visitáveis uma vez por ano, pois encontram-se com um nível de água elevado, cuja bombagem é um processo demorado e que levantaria problemas se retirada com mais frequência.
Hoje, a parte visitável é constituída por uma rede de galerias perpendiculares, com pequenos compartimentos que poderão ter sido utilizados na época romana como áreas de armazenamento; arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada, técnica típica da época imperial romana, abóbadas e a “Galeria das Nascentes”, também chamada “dos Olhos de Água”, que ostenta a fractura que divide em dois a parte hoje visitável do monumento.
As visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade. Este ano, a abertura está marcada para os dias 26, 27 e 28 de Setembro, das 10h às 18h, numa iniciativa que se associa às Comemorações das Jornadas Europeias do Património 2008."

In site Myguide.Pt

Sem comentários: