sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Revista americana destaca queijo de Nisa como um dos 100 melhores queijos do Mundo

"A Monforqueijo, empresa produtora de queijo de Monforte, anuncia que o Queijo de Nisa D.O.P. foi distinguido pela revista americana “Wine Spectator” como um dos 100 melhores queijos do Mundo.
A “Wine Spectator”, conceituada revista norte-americana especializada no sector vinícola, lançou uma edição especialmente dedicada aos queijos - “100 Great Cheeses” -, onde apresenta uma selecção de 100 queijos, oriundos de 11 países diferentes, de onde se destaca o Queijo de Nisa D.O.P., produzido pela portuguesa Monforqueijo. Na base desta selecção estiveram os seguintes critérios: diversidade de origem e carácter, afinidade do queijo com o vinho e particularidade do seu sabor.
O Queijo de Nisa D.O.P.da Monforqueijo foi descrito como “um queijo de pasta semi-dura (...) com uma gama de qualidade a ele subjacente e com um toque final ligeiramente ácido”.
Para os editores, “os queijos portugueses são rústicos, na sua generalidade, mas alguns estão a ficar mais refinados”. Na sua opinião, “deveriam surgir, no futuro, mais queijos de ovelha de excelência”. Como sugestão de acompanhamento deste queijo, indicam um vinho tinto encorpado, como o vinho Periquita ou Porto Late-Bottled Vintage (LBV).
Os editores Sam Gugino e Owen Dugan provaram centenas de queijos até chegarem a esta selecção final, com o objectivo de providenciarem aos consumidores americanos uma listagem dos melhores queijos disponíveis para venda nos Estados Unidos.
Produzido pela Monforqueijo com leite puro de ovelha, coalho, cardo e sal, o Queijo de Nisa D.O.P. é um queijo curado de pasta semi-dura comercializado nos supermercados, grandes superfícies e lojas gourmet como merendeira e quilo com um PVP de 6.10€ e 18.70 respectivamente.Na sequência da aposta na internacionalização dos seus produtos, a empresa deu a provar aos consumidores americanos o paladar deste produto tradicional de origem protegida, que reconhecem agora a sua tipicidade.
Para Teresa Cáceres, Responsável Comercial da Monforqueijo, “foi com enorme orgulho e satisfação que recebemos esta notícia, que significa para nós mais um passo em frente na abordagem ao consumidor final. É importante que tanto os consumidores actuais como os consumidores potenciais percebam a tipicidade dos nossos queijos, reconheçam o seu paladar e fiquem fãs de sabores que não se esquecem”.

In blogue Jornal de Nisa

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