segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Homens portugueses vivem melhor que as mulheres e todos preferem casa própria

"Quando atingem os 65 anos, os homens portugueses apresentam níveis de saúde e bem-estar mais elevados que as mulheres e ambos sentem-se melhor a viver em casa própria, revela o maior estudo realizado em Portugal sobre esta temática. O Estudo "Bem-Estar 65" foi promovido pelo Instituto de Formação e Inovação na Saúde e é o maior na área do bem-estar psicológico em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, a qual atingirá um quarto dos portugueses dentro de 27 anos.
A investigação apurou que cerca de um terço (34,1 por cento) dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos consideram o seu estado de saúde actual positivo e 28,7 por cento apresenta níveis de bem-estar psicológico elevados. Entre as conclusões do "Bem-Estar 65" está a existência de uma "relação directa" entre o bem-estar psicológico e o estado de saúde dos inquiridos.
As dificuldades na mobilidade, a ansiedade/depressão e as dificuldades na realização de actividades do dia-a-dia são identificadas como "as dimensões com maior impacto negativo sobre o bem-estar psicológico desta população".
Já as doenças degenerativas e demências, doenças cardiovasculares e diabetes são responsabilizadas pelo maior impacto negativo a nível do bem-estar e saúde deste grupo demográfico.
Estes níveis - de bem-estar e de saúde - decrescem significativamente a partir dos 70 anos, tendo os homens níveis mais elevados que as mulheres. No universo masculino, são os indivíduos solteiros e os viúvos que apresentam níveis de bem-estar mais reduzidos.
Estes níveis são maiores quanto mais elevada é a escolaridade e mais significativos no Algarve e Norte. No Norte do país vivem os indivíduos com níveis de saúde mais elevados. Com melhor saúde e bem-estar mais elevado vivem os indivíduos que residem em casa própria.
Estes vivem melhor do que os que estão em casa de familiares, enquanto os que vivem em lares apresentam os mais baixos níveis de saúde e bem-estar.
Os que vivem com uma a três pessoas apresentam níveis de saúde e de bem-estar mais elevados do que aqueles que vivem sozinhos ou com mais de três pessoas, revela o estudo.
Em 2035, um em cada quatro portugueses terá mais de 65 anos, segundo dados do Eurostat que indica ainda que mais de um quarto dos europeus será idoso dentro de 27 anos."

30.09.2008
In site Solidariedade

Sem comentários: