sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Night Bus” é gratuito.
Noite lisboeta com mais transportes públicos.

"Nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, o serviço de transportes públicos irá ser reforçado em Lisboa com a disponibilização de dois novos serviços em “shuttle”, denominados “Night Bus”, e a criação de novas ligações suburbanas às 4h30 da CP, Transtejo e Soflusa.
A iniciativa, integrada na Semana Europeia da Mobilidade, foi promovida pela Secretaria de Estados dos Transportes, Ministério da Administração Interna e Câmara Municipal de Lisboa.
O objectivo consiste no reforço da oferta existente de transporte público nas noites de fim de semana, a redução da taxa de sinistralidade relacionada com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o ordenamento da circulação rodoviária em termos de circulação e estacionamento, bem como o aumento da segurança no eixo Bairro Alto – Avenida 24 de Julho e Rua de Cintura do Porto de Lisboa. Nesta âmbito, a Carris passou a disponibilizar dois serviços “shuttle” – Night Bus –, sem cobrança directa ao utilizador entre as 22h00 e as 05h00, com intervalos de 20 minutos, e prolongou o horário de funcionamento do Ascensor da Glória até às 4h30. Por sua vez, a Rede da Madrugada da Carris foi reforçada através da duplicação da frequência para intervalos de 30 minutos e da integração de uma nova carreira que liga a Estação do Oriente a Belém.
A iniciativa “Lisboa à Noite” contemplou ainda a criação de três circulações da CP às 4h30 nos sentidos Cais do Sodré – Cascais, Rossio – Sintra e Santa Apolónia – Alverca, enquanto a Transtejo e a Soflusa disponibilizam, à mesma hora, ligações fluviais no sentido Cais do Sodré – Cacilhas e Terreiro do Paço – Barreiro, respectivamente.
O reforço da oferta de transportes públicos é acompanhada pelo reforço da presença policial nos transportes colectivos, estações ferroviárias e fluviais, bem como nos eixos Bairro Alto – Avenida 24 de Julho e Rua Cintura do Porto de Lisboa, onde o estacionamento automóvel irá ser condicionado às áreas legalmente autorizadas, enquanto a circulação automóvel será limitada a uma faixa por sentido na Avenida 24 de Julho.
O custo da iniciativa Lisboa à Noite ascende a 1,5 milhões de euros, mas a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu que o gasto público «vai ser próximo de zero» porque vão existir «patrocínios de entidades ligadas à diversão nocturna» da capital."

Carlos Moura
24.09.2008
In Newsletter Transportes Online - Edição 294

Sem comentários: