terça-feira, 7 de outubro de 2008

Respira
Associação Portuguesa de Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e outras Doenças Respiratórias Crónicas
Rua Ivone Silva, Edifício ARCIS, n.º 6 - 6º Esq.
1050-124 Lisboa
Telf: 964926798; 914632239; 913243135
E-mail: Respiradrc@gmail.com
www.respira.pt

"Foi em Fevereiro de 2007 que nasceu a Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e outras Doenças Respiratórias Crónicas, com a missão de constituir um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com estas doenças.
Dos objectivos mais específicos fazem parte o apoio e desenvolvimento de programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, em qualquer grupo social e faixa etária; bem como a promoção do conhecimento acerca deste conjunto de patologias.
Nesse sentido, propõe-se actuar junto dos profissionais de saúde, nos centros de saúde, nos hospitais públicos e/ou clínicas privadas, reivindicando o tratamento das doenças respiratórias, baseado nas melhores práticas existentes; e, também, desenvolver iniciativas junto das escolas, entidades de ensino e universidades, motivando o incremento da formação e investigação sobre as doenças respiratórias crónicas.
Aos associados disponibiliza orientação no sentido de os ajudar a receber o melhor tratamento farmacológico e não farmacológico, nomeadamente, de reabilitação respiratória/pulmonar, de oxigenoterapia e de ventilação domiciliária.
Outros dos seus compromissos passa pela elaboração e concretização de um programa de acompanhamento e apoio às pessoas com doenças respiratórias crónicas e seus familiares, com o objectivo de conhecerem a sintomatologia das diferentes doenças e as suas implicações a nível pessoal, familiar e social.
A Respira luta, ainda, para que as pessoas com doenças respiratórias crónicas nos estadios moderados e graves tenham direito de usufruir de direitos sociais específicos.
A Respira porque acredita e defende o trabalho em parceria, associou-se em Junho de 2007 à Plataforma Saúde em Diálogo, uma estrutura de solidariedade e entreajuda que reúne promotores de saúde, associações de doentes e consumidores. Criada sob a égide da Associação Nacional de Farmácias, a plataforma representa já 29 entidades."

In revista Farmácia e Saúde, n.º 143 - Agosto 2008

Sem comentários: