terça-feira, 21 de outubro de 2008

Telhados Verdes - a mudança das cidades

"O número de edifícios com telhados verdes começa a aumentar nas cidades dos nossos dias. Para as cidades densamente povoadas, e conhecidas pelos seus arranha-céus, esta solução urbanística pode contribuir para melhorar a qualidade ambiental destes locais. De certa forma constituem um autêntico oásis no meio do deserto de betão.
A instalação de coberturas vegetais em edifícios é neste momento um negócio em expansão e que vai crescendo, impulsionado pelos projectos oficiais em algumas das maiores cidades do mundo. Utilizados há mais de 25 anos em cidades da Alemanha, Escandinávia e Japão, os eco-telhados, telhados verdes, telhados vivos ou jardins de telhado, têm ganho grande visibilidade com os projectos promovidos por várias cidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França.
A sua instalação tem-se verificado em edifícios oficiais, empresas, organizações e proprietários particulares tem incentivado a um maior número de casos.
Além da inegável vantagem estética e de uma componente lúdica, estes jardins podem contribuir para moderar a temperatura no interior do edifício, a qualidade do ar, promover a biodiversidade e melhorar a retenção das águas da chuva.
Em Portugal este conceito ainda não se encontra muito desenvolvido e são escassos os exemplos de telhados verdes, temos conhecimento de uma unidade hoteleira em Santo Tirso e do Auditório da aldeia ecológica de Tamera
. Mas o caso da cidade de Nova York é bem diferente, além do número de edifícios com telhados verdes ser cada vez maior, os proprietários de edifícios em Nova York sempre que instalam telhados verdes recebem um apoio fiscal por parte da Câmara Municipal. A lei prevê um apoio de até 100.000 dólares para a instalação de telhados verdes que ocupem pelo menos 50 por cento do espaço disponível."

16.10.2008
In site Fórum do Urbanismo

2 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Este é um tema apaixonante, que pode ser acompanhado em páginas como esta: www.greenroofs.org, entre muitas outras.
Obrigado por divulgares! Acredito que viremos a assistir ao aparecimento destas fascinantes estruturas entre nós nos próximos anos.
Uma curiosidade: Também tem vindo a aparecer uma variante, "fachadas verdes"...
Bjs

Maria Lua disse...

Paulo, não tens nada de agradecer!
Sabes que tento ser uma acérrima ecologista, mas falho imensas coisas.. Mas ao menos vou divulgando ideias.
Também vi esta foto impressionante: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=31&t=4565 .
E parece-me que no cimo da Calçada de Carriche, quase a chegar ao Campo Grande (junto às urbanizações da EPUL), está a nascer prédios com telhados verdes! Foi o que percebi pela imagem da publicidade, mas tenho de investigar melhor.
As fachadas verdes tal como os telhados são lindíssimas!
Beijinhos.
:-)