quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Presépios Portugueses em exposição no Palácio de Belém
5 Dezembro 2008 a 31 Janeiro 2009

Terça a sexta das 14h00 às 17h30; Sábado e domingo das 10h00 às 17h30
Palácio de Belém

Praça Afonso de Albuquerque
1349-022 Lisboa
Telf.: 213 614 660 Fax: 213 614 764
E-Mail: museu@presidencia.pt
www.museu.presidencia.pt
"A Presidência da República assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus. Natal … em Português apresenta mais de uma centena de presépios artesanais, provenientes de Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Sintra, Lisboa, Estremoz, Évora, Viana do Alentejo e Martim Longo, de autores como José Moreira, irmãos Ginja, Baraça, Mistério, Côta ou Rosa e Júlia Ramalho.
Centrada na representação popular e etnográfica da natividade, momento fundador da cultura e da religião cristã, a exposição parte da colecção de presépios da Dr.ª Maria Cavaco Silva. A esta junta-se a valiosa colecção de Rui Sequeira, hoje na posse da Diocese de Portalegre e Castelo-Branco, que reúne peças dos mais conceituados ceramistas portugueses, desde o século XVIII até à actualidade, manufacturadas em pequenas oficinas artesanais e familiares de norte a Sul do País.
Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de pinturas associadas à temática da natividade provenientes de Igrejas da Diocese de Lisboa e uma série de figuras em barro policromo da escola Machado de Castro (século XVIII).
A mostra inaugura no dia 5 de Dezembro, no Palácio de Belém (jaulas do Pátio dos Bichos) e fica patente até 31 de Janeiro."

In site Museu da Presidência

Sem comentários: