segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vitaminas... dez dicas profissionais.

"1 - Nunca deixe os vegetais de molho durante muito tempo pois as vitaminas dissolver-se-ão na água.
2 - Sempre que cozinhar, não corte os vegetais em pedaços pequenos. É preferível colocá-los inteiros num tacho pois evitará que as vitaminas se evaporem.
3 - Evite expor os vegetais e os sumos naturais à luz porque as vitaminas ficarão danificadas (através da oxidação).
4 - Nunca compre alimentos enriquecidos com Vitamina C e ferro, porque o ferro acelera a degradação da vitamina C libertando moléculas perigosas.
5 - Não vale a pena comprar vegetais e frutas frescos se é para os colocar no frigorífico durante vários dias. Por exemplo, o tomate perde metade da Vitamina C depois de uma semana no frigorífico!
6 - Lembre-se que embora os alimentos possam manter as suas cores depois de cozidos a vapor, poderá haver alimentos que adquirem uma cor acastanhada (principalmente os mais claros) devido ao efeito da condensação. Couve-flor, peito de galinha, beringela, etc... regue com um pouco de limão antes de os cozer para que tenham sempre a mesma cor.
7 - Evite adicionar sal, pimenta e outras especiarias no início da cozedura, pois vão evaporar-se facilmente. Junte os condimentos apenas no final da cozedura ou quando está pronto para servir à mesa.
8 - Varie os prazeres: pode por exemplo substituir a água por sumo de maçã (ou cidra), sumo de limão, vinho ou vinagre (simples ou com sabores)."

In site Tefal

Sem comentários: