quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

10 coisas que o vegetarianismo pode fazer por ti

"Existem muitas vantagens em ser-se vegetariano. Além de se contribuir para um mundo melhor e de se ganhar, geralmente, uma alimentação mais saudável, existem muitos outros benefícios que o vegetarianismo nos pode trazer, directa ou indirectamente. Descobre dez deles...

Beleza - Geralmente os vegetarianos sentem-se melhor consigo mesmos, são menos stressados e mais saudáveis, isto porque ingerem alimentos mais ricos e com uma maior quantidade de vitaminas e de sais minerais e uma menor quantidade de gorduras e isso... vê-se por fora.
Simpatia - Uma vez que se sentem bem, muitos vegetarianos são mais agradáveis e simpáticos para com os outros.
Vitalidade - Como os vegetarianos têm uma alimentação mais leve e saudável, o seu corpo não dispende tanta energia e como tal sentem-se menos cansados e têm capacidade para fazer mais coisas.
Conhecimento - Na maioria dos casos quem é vegetariano começa-se a interessar mais pela sua saúde, pelo meio ambiente, pela natureza e pela vida selvagem e como tal questiona-se mais, procura mais respostas e assim pesquisa, lê e adquire conhecimento e cultura.
Juventude - Os anti-oxidantes, os anti-cancerígenos, os aminoácidos, vitaminas e minerais que se encontram nos vegetais combatem o envelhecimento precoce da pele e tecidos e assim permitem uma aparência mais jovem por mais tempo.
Vida Social - Os vegetarianos também se costumam preocupar com questões relacionadas com a protecção do meio ambiente, a promoção da saúde e da ética e, assim, envolvem-se mais em actividades e conhecem mais pessoas fazendo também amigos enquanto dão o seu contributo para um mundo melhor.
Felicidade - Por se preocuparem com a saúde, os animais, o ambiente e a sustentabilidade humana, os vegetarianos habitualmente participam em actividades relacionadas com estas questões e como resultado ajudam outras pessoas e animais e ajudam a preservar o ambiente. Para muitos isso fá-los sentir úteis e mais felizes.
Realização - Quando se tem uma postura positiva e saudável face à vida, adquire-se uma melhor capacidade para responder às situações que se nos deparam e assim as pessoas conseguem ver oportunidades nos acontecimentos que ocorrem e assim podem sentir-se afortunadas e concretizadas.
Consciência - Existe entre os vegetarianos, na sua globalidade, uma maior consciência das interdependências que existem no mundo. A partir daí criam-se formas para sensibilizar outras pessoas e de resolver as questões mais necessitadas.
Poupança - Um vegetariano não consome animais, logo poupa vidas.
Os vegetais, frutas, cereais e legumes são na sua maioria mais baratos do que os alimentos usados numa alimentação omnívora e assim poupa-se dinheiro.O cultivo de vegetais poupa mais recursos comparativamente aos gastos na indústria pecuária, desta forma, gastam-se menos recursos para manter uma alimentação vegetariana.
Como em geral, os vegetarianos são preocupados com o mundo, poupam água e energia, reciclam e reutilizam."

In site Centro Vegetariano

2 comentários:

ARG disse...

Boa tarde,Maria Lua

Está chovendo... O que eu gosto de ver,ou sentir a água caindo,desde que eu não me molhe(o egoísmo a manifestar-se,tinha de ser,o que se há-de fazer?). A NASA também me
parece que gosta de água,pois anda à procura dela noutros planetas. Talvez seja,para,um dia,alguns se escaparem para lá,quando isto aqui ficar muito feio.
Sabe,fiquei a pensar no seu "e só escrevo começos". Lembra-se? E para começar,e acabar depressa,que a Maria Lua tem mais que fazer,já pensou na sorte das plantas,uma qualquer,erva,arbusto,árvore? Levam
todas uma vida simples,sem zangas,sem lutas,sem guerras. Lá nascem,lá crescem,lá se desenvolvem,lá se perpetuam,numa cadeia aparentemente interminável. Que rica vida. Gostam tanto dela que voltam sempre.
Esperando que não me mande dar uma volta,muito boa saúde e muito bom trabalho,não à chuva,claro. Deve saber que cerca de 70% do nosso corpinho é água.A falta que ela faria se deixasse de cair ou correr. Seria o fim. De quê?
Desculpe,mas julgava que estava no msg,e saiu-me o ARG. Desculpe.

Maria Lua disse...

Boa noite ARG,

sim, venha a chuva desde que estejamos no conforto. Pois, ela é precisa neste tempo para que passemos as épocas mais quentes sem grande alvoroço.
Sim, gosto de começos, a minha vida tem sido repleta deles.
Estive a dar uma espreitade-la no Silvado, mas como consegue manter dois blogues com tão boa qualidade ao mesmo tempo?
Eu tenho este e vejo-me aflita para cumprir a programação!!!
Parabéns por ambos e irei visitá-lo mais vezes (se o meu tempo permitir).
Bom final-de-semana, no conforto e perto da lareira também.
:-)