segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Amor eterno existe

"O amor pode realmente durar para sempre e com a mesma paixão dos primeiros tempos. Pelo menos para uma pequena minoria. E é tudo uma questão de química. É o que defende um grupo de investigadores da Stony Brook University, nos Estados Unidos.
As reacções químicas manifestadas por casais de longa data e por casais em início de relacionamento amoroso foram comparadas através de scanner cerebral pela equipa de investigadores. Verificou-se, então, para o espanto da maioria, que em alguns casais, juntos há mais de 20 anos, o cérebro libertou os mesmos níveis de dopamina (neurotransmissor associado às sensações de prazer) encontrados na fase inicial do enamoramento. Nestes casos, no entanto, havia uma particularidade: os casais não apresentavam o quadro obsessivo que caracteriza o estado nascente da paixão.
Para os especialistas responsáveis pelo trabalho de investigação, isso poderá indicar uma maior maturidade no relacionamento destes casais.
Estes são resultados que contrariam a ideia tradicional de que a paixão se esvai durante os primeiros dez anos de relacionamento. “Só que agora sabemos que o contrário é possível”, afirmou Arthur Aron, psicólogo que liderou o estudo, ao jornal Sunday Times. E acrescentou: “O relacionamento destes casais permanece intenso, e sexualmente activo também”, apesar de uma longa vida passada em comum."

In site Máxima

Sem comentários: