segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O estado da Nação

"O principal problema de Portugal é que está cada vez mais pobre, mais endividado, cada vez mais vivendo ainda acima das suas possibilidades. Não é nada de novo, só que agora é muito pior, porque a torneira externa que fazia entrar o dinheiro emprestado está a fechar-se. A primeira página do Expresso, que relata as dificuldades da CGD em obter o dinheiro que pediu, mesmo com o aval do estado português, - repito, mesmo como aval do estado português - devia ser sonorizada na Internet com uma sirene do tempo da guerra, daquelas a anunciar que vinha fogo e morte do ar.
O problema anexo a este, é que a maioria das pessoas ainda não percebeu que é assim e continua a viver habitualmente. Até o Primeiro-ministro, sem pudor nenhum, lhes disse que o rendimento das famílias iria aumentar em 2009, então porque é que têm que ter preocupações? Mas, se olharem bem à sua volta, mesmo na cidade, mesmo em famílias onde a função pública parece blindar as pessoas da preocupação do emprego, os sinais do empobrecimento estão a crescer. No seu bairro, as pequenas lojas estão a fechar, no correio as cartas dos bancos estão a crescer, e cada vez é mais difícil empregar um filho.
As contas e os impostos pesam cada vez mais. Em vez de ouro compra-se prata. O pensamento de que é preciso poupar no telemóvel apareceu como uma vaga preocupação. As casas estão cada vez mais inacessíveis e os bancos já não emprestam como no passado, por isso os filhos que deviam há muito ter saído de casa, continuam lá, sem futuro, eternos adolescentes. A saúde, se se quiser cuidados mínimos e a tempo, está caríssima no privado.
A vida, mesmo para quem sempre se pensou protegido, parece que parou numa mediocridade sem esperança. Aparentemente continua toda a gente a poder fazer tudo o que fazia antes, mas o custo de o fazer começa a ter outro peso. Como o país tudo encalha. É só uma questão de tempo para começar a ir ao fundo."

José Pacheco Pereira
in blogue Abrupto

6 comentários:

Ecojóias disse...

Olá Maria,

Obrigada pelo comentário. Ainda bem que gostaste! :)
Votos de um excelente 2009!!

Bjs

Lídia

Maria Lua disse...

Obrigado Lídia!
Beijinhos.
:-)

msg disse...

Muito bom dia e que esteja bem

Os que não têm estado distraídos sabem muito bem do vendaval que vai por aí, por esse pobre mundo de Deus,hoje,ontem,anteontem.
E são as lutas,as guerras,os descalabros económicos e financeiros,as falências,as fugas a isto e àquilo,as recessões,as corrupções,o Mercado todo-poderoso,o não te rales,o não trabalhar,os paraísos fiscais,a galinha da minha vizinha que é melhor do que a minha,o eu cá é que sei e mais ninguém,o EU,O TU,etc.,etc..Ah,e tita-te tu daí,que eu quero ir para lá.
Está-se mesmo a ver,Maria Lua,que só uma entidade nos pode salvar,aqui,neste cantinho à beira-mar,e em todo este grande-pequeno planeta onde todos giramos,ainda sem parar uma vez sequer. E sabe quem é?
ELE,só ELE.
Muita saúde,muito trabalho,e desculpe,se aqui chegou,e também o atrevimento,mais uma vez,de a importunar.

Maria Lua disse...

Bom dia MSG,

também acredito que é ELE que nos salva (sou católica convicta, mesmo que às vezes me falte a fé!), mas somos nós que temos as ferramentas para o fazer.
Existe uma anedota qualquer, sobre um cristão pendurado no telhado de sua casa (no meio de grande tempestade e inundação) que repete em voz alta que Deus o virá salvar, porque tem fé e acredita. Entretanto, aparece um barco salva-vidas e ele não vai porque diz que o seu Deus não o deixará morrer e virá salva-lo, depois chega um helicóptero e ele recusa a ajuda repetindo sempre o mesmo discurso (não são bem estas palavras, nem a sucessão de acontecimentos, mas o significado é o mesmo). Até que a água derruba a casa e ele morre afogado.
Quando chega ao céu pergunta a Deus porque pode deixar isso acontecer, se ele acreditava tanto nele. Ao que Deus responde: mas eu enviei ajuda, o barco, o helicóptero e recusaste sempre!
É nesse sentido que devemos esperar em Deus, mas também fazendo algo para melhorar a situação. Não vale a pena ficarmos sentados à espera, porque temos de compreender que Deus está em tudo e em todos, e é nessa relação que se faz a nossa vida.
Muito obrigado pela visita e boa semana.
:-)

msg disse...

Boa noite

Muito e muito obrigado pela sua amável resposta. Podia ter-me mandado passear. Desta vez,ainda escapei. Vamos a ver na que se segue.
Não conhecia a anedota. Mais uma. Fez-me sorrir,o que foi bom,porque muito do que vê,lê,ouve,só dá para chorar,e muito.
E aqui,digo,como também o dirá,ainda que não pareça,que Deus está lá,onde se produzem factos que levam a chorar. Como estará Ele,não sei,e suponho que também não o saberá? Mas insisto,está lá. Será isto fé? Talvez seja. Mas fé sem obras nada vale. E aqui,outra vez,pego em palavras suas:"porque temos de compreender que Deus está em tudo e em todos".EM TODOS. Coisa grandiosa esta,coisa muito séria,de significado escaldante. EM TODOS.
Bem,é melhor ficar por aqui,mais uma vez.
Desculpe,Maria Lua,mas isto é já da senelidade,tem de compreender.
Muito boa noite,muita saúde,e desculpe-me mais uma vez. É que eu,quando ponho o dedo na tecla,é um desastre(pequenino,I suppose).
Ah,deu conta da aquisição,pelo governo escocês, de uma tela famosa,do famoso Tiziano,por 52 milhões de euros? Isso,para evitar que ela caísse nas mãos de um dos muitos bilionários que há para aí?
Numa altura destas,em que anda para aí tanta preocupação com o estado financeiro de tanto país. Mais uma. Mas Deus está lá,é o que nos salva a todos, os bilionários,os assim assim,e os pelintras,claro.
Agora é que é. Desculpe,é da senelidade. Agora é que é. Porta na cara,com estrondo.

Maria Lua disse...

MSG,

"nunca bato a porta na cara de ninguém", foi a educação que os meus pais me deram. Só se for realmente uma pessoa muito mal educada e que me faça "perder a cabeça", mas não é o seu caso.
Vamos acreditar que tudo o que vem não é por acaso... por isso, esta crise terá um propósito. Pelo menos, serve para as pessoas consumirem um pouco menos e estarem conscientes do que se passa em seu redor.
Muito obrigado pelo seu comentário e muita saúde para o Novo Ano!
:-)