quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Teoria do Dia “D” do Consumo...

Dia “D” do Consumo é apontado como o dia em que a Natureza deixa de ter capacidade para regenerar os recursos necessários para a sustentação da vida humana. Estamos a consumir a um ritmo cada vez mais acelerado e desenfreado. Há que ter respeito pelos recursos naturais, dos quais dependemos, e não são infinitos....

Dia "D" do Consumo (Earth Overshoot Day)

clique na imagem para aumentar

Note bem!
- Em 1961 a população mundial já usava 70% da capacidade produtiva da Terra, o equivalente a pouco mais de 0,5 Planeta Terra.
- Em 2003 a população da Terra já consumia 25% a mais do que os sistemas biológicos poderiam renovar, o equivalente a 1,25 planetas Terra.
- Em 2008 esse valor aumentou para 40%, o equivalente a 1,4 planetas Terra.
- 475 dias (1 ano e 110 dias) seria o número de dias necessário para que a Terra pudesse ser capaz de regenerar os recursos que a população mundial consumiu num só ano!
- Estima-se que em 2050, a pegada ecológica da humanidade seja o equivalente a 2 planetas Terra.

Sabia que...

...em Portugal, desde 1961, a Pegada Ecológica é superior à nossa biocapacidade (soma de todas as áreas bioprodutivas).

Portugal (2005)
Pegada Ecológica (milhões de hectares) - 46,5
Área (milhões de hectares) - 10,7
Biocapacidade (milhões de hectares) - 12,9
População (milhões) - 10,5


UM DESAFIO PARA 2009:
...REAVALIE O SEU CONSUMO, RESPEITE OS RECURSOS NATURAIS! A NOSSA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DELES!

In Newsletter Lipor - Note Bem (14 Janeiro 2009)

5 comentários:

msg disse...

Bom dia,Maria Lua

Que bonita surpresa. Nâo a sabia fã da ecologia(será assim,ou é engano meu?).Mas olhe que isso,a ser verdade,é "perigoso".É que há fundamentalismos,dum lado e doutro,de todos os lados,à direita e à esquerda,um modo de dizer.
Bem,fico-me por aqui. E fique bem,também.

msg disse...

Boa tarde,Maria Lua

Mas que insistência,pensará a Maria Lua,mas olhe,que neste passo,é por bem.Mas,quando quiser,já sabe...
É que fiquei impressionado,na sua anterior resposta com"Por outras palavras,gosto de transformações,mas na natureza só a própria natureza o poderá fazer(e não o Homem)". Para o meu gosto,é uma afirmação muito fundamentalista.
Naturalmente,que em relação aos transgénicos,que muita fominha têm saciado,através das ONG,muito estudo há a fazer. Talvez para a tranquilizar um pouco,indico-lhe as percentagens de soja e milho transgénicos produzidos nos EUA,em 2000:soja(55)e milho(35). Deve saber,talvez melhor do que eu,que nos EUA há um serviço,o FDA, com quem é muito difícil brincar,e que se desentranha em análises à cata de inimigos para a saúde. Parece-me que ela não pôs no index esta soja e este milho,que como sabe,talvez melhor do que eu,entram nas rações dos animais e noutros produtos.
Bem,Maria Lua,esta é uma matéria muito vasta,muito complicada,sobretudo porque nela entram homens e mulheres,uma coisa muito,muito séria,tão séria,que nisto dos transgénicos e de mais um horror de outras matérias,há discussão que ferve. Estavam bem arranjados os outros bichinhos da natureza se os copiassem. Pobres formiguinhas,pobres abelhas,e demais famílias,estavam bem arranjados. Um sarilho dos grandes,um palavra que tem andado muito por aí,ultimamente.
Desculpe Maria Lua,mas está sempre a tempo de pôr um ponto final.
Muita saúde,e,mais uma vez,as minhas muitas desculpas. Ah,não estou ao serviço de ninguém. Tabalho por conta própria,e do Estado-Providência,que,felizmente,tem acudido a tanta aflição por esse vasto e pobre mundo.

Maria Lua disse...

MSG,

obrigado pelos comentários, mas o meu tempo escasso não me permite responder-lhe da mesma forma.
Quanto aos transgénicos é uma grande discussão, mas a minha oposição será sempre afirmada.
Não se trata de ser fã da Ecologia, apaenas repeito muito o meio ambiente, sei que sem ele não sobrevivemos.
Espero que um dia haja equilíbrio ou caso contrário (tal como está a acontecer) a raça humana extingue-se (tal como fez com muitas outras espécias animais e vegetais).
Respeito e telerância, o que mais falta no mundo-
E já agora outra coisa (que vem seguir ao adjectivo de ecologista/verde), também sou vegetariana e com muito orgulho.
:-)

msg disse...

Boa noite Maria Lua

Eu não sei se sou ecologista. O que lhe posso dizer é que levei anos interessado em relações
solo-planta. O que eu gosto de verde. Gostava,até,de ver a Terra toda coberta de verde,por todas as razões,incluindo o ser verde a cor da esperança.
Quanto a ser vegetariana,os meus parabéns. Está muito bem acompanhada. É vegeteriano o Presidente do Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e Prémio Nobel da Paz,com Al Gore,de 2007,Rajendra Pachauri. Não podia ter arranjado melhor companhia.
Obrigado pela atenção que têm merecido os meus simples comentários.
Mais uma vez,muito boa noite.

Maria Lua disse...

Obrigado MSG.
Nem sabia que o Al Gore era vegetariano... para falar a verdade não gosto muito desta personalidade, quanto mais para companhia!
Boa semana e de preferência com muito verde Esperança para todos nós.
:-)