quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cinema
O VISITANTE (The Visitor)
Um filme de Thomas McCarthy, com Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Hiam Habbass e Danai Jekesai Gurira.
www.castellolopesmultimedia.com/ovisitante

"Numa cidade cosmopolita como Nova Iorque, tudo pode acontecer. Incluindo, voltar ao nosso apartamento depois de uma longa ausência e descobrir que este é agora habitado por um jovem casal de imigrantes ilegais. É o que acontece ao pacato professor Walter Vale (Richard Jenkins), viúvo há 5 anos, e forçado a voltar à cidade para uma conferência. Os novos ocupantes ficam tão espantados com a entrada do professor quanto o próprio e depois de desfeitos os equívocos, o jovem casal é convidado a ficar até conseguir encontrar um novo local para morar.
Desta convivência inesperada, surge uma verdadeira amizade entre o professor e Tarek (Haaz Sleiman), um jovem músico. Apreciador de música clássica, o professor Vale vai ver-se de repente a aprender a tocar djambé com um professor muito talentoso, o seu novo inquilino. As coisas complicam-se quando Tarek é preso injustamente e se defronta com a possibilidade de ser deportado. Nessa altura, Vale inicia uma verdadeira cruzada para libertar Tarek e evitar o pior. Quando abriu a porta de casa, o professor estava longe de imaginar que aquele pequeno gesto iria mudar o resto da sua vida para sempre.
O Visitante é um filme comedido que dá ao espectador as doses exactas de emoção, drama e comédia sem nunca deixar transbordar nenhuma delas. O resultado é uma obra extremamente bem escrita sobre a multiculturalidade e a condição humana. Contenção é também a palavra-chave para descrever a interpretação de Richard Jenkins, nomeado para o Óscar de Melhor Actor, habitualmente escolhido apenas para papéis secundários e que prova aqui ser capaz de conduzir um filme com extrema elegância."

In Newsletter Castello Lopes Multimédia (17.02.2009)

Sem comentários: