terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nova espécie de raia no Oceanário: Viola-de-espinhos
Únicos exemplares na Europa
Oceanário de Lisboa
Esplanada D. Carlos I - Doca dos Olivais
1990-005 Lisboa Portugal
www.oceanario.pt
Telf.:+351218917002 / +351218917006

"O Oceanário de Lisboa é o único aquário da Europa a exibir uma espécie exótica de raia, semelhante a um tubarão, que enfrenta, a médio prazo, elevado risco de extinção.
As novas raias chegaram ao Oceanário em Junho de 2007, onde cumpriram 19 meses de quarentena mas já se encontram no tanque central a aguardar a visita de todos.
Baptizada pelo Oceanário como Viola-de-Espinhos, a raia, de uma espécie originária do Indo-Pacífico, possui uma cabeça larga e arredondada, barbatanas dorsais semelhantes às dos tubarões, cristas de espinhos sobre os olhos, na cabeça e no dorso, mandíbulas com diversas fileiras de dentes em placa e dorso cinzento ou castanho. Estas raias podem atingir os três metros, pesar até 135 kg e estão cobertas de pintas pretas na cabeça e pintas brancas nas barbatanas, dorso e cauda.
Esta raia, facilmente confundida com um tubarão, pertence a uma família com 59 espécies e habita os mares do Indo-Pacífico. Pode ser encontrada do Mar Vermelho à África Oriental até à Papua Nova Guiné, e do Japão até à Austrália, em zonas costeiras e junto a recifes de coral com fundo de areia e lodo. Alimenta-se essencialmente de crustáceos e moluscos. A maior ameaça que enfrenta, a par da pesca e destruição de habitat, reside na captura para obtenção das barbatanas.
O Oceanário de Lisboa recebeu, nos últimos cinco anos, cerca de 40 novas espécies e dá hoje a conhecer aos visitantes 8.000 animais e plantas divididos por 500 espécies diferentes."

In site Oceanário de Lisboa

Sem comentários: