sexta-feira, 20 de março de 2009

Estações do Ano
Primavera chega hoje às 11h44

20.03.2009 - 09h34 Lusa

"A Primavera chega hoje às 11h44 e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa.
Para "receber" a Primavera, o céu vai estar limpo ou pouco nublado, apresentando-se contudo temporariamente muito nublado na região Sul e Estremadura, onde poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas.
O Equinócio que marca o início da Primavera é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste.
"A palavra de origem latina significa 'noite igual ao dia', pois nestas datas dia e noite têm igual duração", explica o Observatório.
Este ano, a chegada da Primavera foi antecedida por temperaturas elevadas, tendo-se registado uma onda de calor com mais de dez dias de duração no interior Centro-Sul de Portugal continental.
Foram atingidos valores superiores a 8 graus Celsius em grande parte do território e em particular nas regiões do interior, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.
A Primavera vai manter-se até às 06h46 de 21 de Junho, quando começa o Verão.
Na sequência da alteração das estações do ano, os relógios vão mudar para a Hora Legal de Verão no último domingo deste mês. No dia 29 de Março, quando for 01h00, os relógios têm de ser adiantados 60 minutos, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.
Na Região Autónoma da Madeira, a alteração ocorre quando forem 00h00."

In site Público.pt

Sem comentários: