quinta-feira, 14 de maio de 2009

2º Edição CHIADO NA MODA
Chiado - Lisboa
9 e 17 de Maio 2009
www.chiadonamoda.com

Programa aqui

"Entre 9 e 17 de Maio, o Chiado está na moda. Da música à dança, passando pelas exposições e desfiles de moda, dezenas de eventos vão animar as ruas e as praças, os teatros e as escolas, as lojas e os auditórios desta emblemática zona da cidade, numa iniciativa da Junta de Freguesia dos Mártires, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Na apresentação do evento, que decorreu no Teatro Municipal de São Luiz, no passado dia 27 de Abril, Joaquim Guerra de Sousa, presidente da Junta de Freguesia dos Mártires, manifestou a sua confiança no sucesso desta iniciativa, que teve no ano passado a sua primeira edição. Para o autarca, esta é um evento "com potencialidades", por decorrer numa zona nobre da cidade e por ser "uma iniciativa abrangente, em rede, ligando instituições e empresas", envolvendo todos os teatros e escolas de música e dança da zona, capaz de tornar o Chiado "cada vez mais dinâmico e animado".
Carlos Vargas, do Conselho de Administração que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, considerou que esta iniciativa se insere no esforço destas instituições, em conjunto com todas as outras entidades envolvidas, para "saírem das quatro paredes". Este responsável aproveitou a oportunidade para anunciar que, com o mesmo objectivo e na senda de outros acontecimentos que têm tido o Largo de São Carlos como cenário, está já em preparação um Festival para o próximo Verão, com o apoio da Câmara.
O director da Karácter Fashion Events, entidade produtora do evento, considerando o "enorme potencial do Chiado", pretende "deixar marcas" com um "evento transversal, criador de sinergias". Para Lido Palma, o importante tem sido conseguir "juntar pessoas que acreditam no projecto, mesmo sem grandes meios financeiros", destinado a um público abrangente, "que, por vezes, não tem dinheiro para comprar o bilhete".
Presente neste acto de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa manifestou a sua convicção de que "o Chiado é um dos rostos de Lisboa, pelo que estas actividades são importantes para atrair mais turistas. António Costa recordou algumas recentes medidas que visam qualificar esta área da cidade, como o desbloqueio de licenciamentos, a extensão ao Chiado do programa de limpeza dos graffitis no Bairro alto e a aprovação do projecto de ligação pedonal aos novos terraços do Carmo. "O Chiado recuperou a vitalidade, o que é um orgulho para Lisboa", concluiu o edil lisboeta.

In site C. M. de Lisboa

Sem comentários: