domingo, 17 de maio de 2009

As imagens da semana

Uma ida a Tábua de comboio (o meu transporte favorito!), com paragem em Santa Comba Dão.
Observações da minha primeira visita a esta Vila: limpa, mas sem nenhuns ou muito poucos ecopontos; a prática das podas em árvores é corrente; casas antigas ao abandono ou em ruínas; demasiados edifícos novos mesmo no centro (altos demais e esteticamente incorrectos tendo em conta o projecto urbano mais antigo); igrejas de portas abertas aos visitantes (mas com segurança contratada); uma Biblioteca muito dinâmica; pessoas simpáticas; cães abandonados; jardins cuidados; um único Hotel mas com as condições necessárias (e com preços muito baixos!!); apesar de ter procurado não encontrei nenhuma loja ou outro tipo de venda de produtos artesanais (quer artesanato propriamente dito quer produtos alimentares); a Ribeira de Tábua estava imunda; o silêncio existe nesta zona e muito mais aspectos haveria por dizer.
Apesar de ter procurado o Turismo de Tábua, como referido no site do Município, não encontrei absolutamente nada!
É urgente criar formas e educar as pessoas para rentabilizar/desenvolver os meios próprios da região, porque nem todos podem ser empregados dos serviços camarários, do Tribunal, das Finanças, da Estação de Correios ou das valências da Santa Casa de Misericórdia de Tábua.
Encontrei alguma pobreza e muitas dificuldades, porque o desemprego é elevado, principalmente entre os jovens, e as "cunhas" são um mal habitual que invalida a capacidade de Portugal progredir.
Queremos mais e melhor, porque existem todas as condições para isso!
Um muito obrigado à Alexandra por partilhar a sua pobreza comigo, que haja coragem para mudar e mudarmos também.
Boa semana!



















































































Aprendo o que é regresso
E despedida
Que a distância se guarda
Até ao fim
Nesta saudade estranha
Assim sentida
Longe é sempre
Um lugar dentro de mim

2 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,Maria Lua

Estava eu a dar conta dos 15 de
16,e o 17 a vir à luz. Dos 15,fico-me pelo abeto,e pela Terra parada.
A força que a vida tem,não quer morrer,esteja ela onde estiver! Uma semente,o que ela pode dar! Às vezes,uma sequoia,árvore gigante,outras,uma coisa que só o microscópio permite ver.Enfim,coisas da natureza,para as quais não pusemos nem prego, nem estopa.
Sobre a Terra parada,que Deus nos livre,ou não.
Quanto a Tábua,onde nunca estive,a Maria Lua dispensou-me de lá ir. Quase se pode dizer que fiquei a conhecê-la por dentro e por fora. Que linda é esta Tábua,como se têm posto lindas as terras de Portugal.
E pronto Maria Lua,venham mais
15,ou mais.
Muito boa saúde,e muito bom trabalho.

Maria Lua disse...

Obrigado MSG.
Poderá sempre ir a Tábua, os nossos olhos vêm sempre coisas diferentes!
Mas Tábua podia ser muito mais bonita, assim como muitas terras de Portugal, mas o ganância e a vaidade tem arruinado as belezas deste país...
Muita saúde e alegria também.
:-)