quarta-feira, 13 de maio de 2009

Espelhos - Descubra como pode aumentar o espaço da sua casa

"Os espelhos são uma escolha simples e económica para valorizar um espaço.
Actualmente já não cumprem apenas a função de reflectir. A sua correcta disposição permite não só ampliar o espaço, como também duplicar a iluminação e criar efeitos.

O espelho consoante a zona da casa
Salas: Em salas de tamanho reduzido um espelho será uma mais valia, porque causará uma sensação de aumento do espaço existente.
Corredor: Em corredores curtos onde se pretende um efeito de alongamento, a solução será colocar um espelho num dos extremos. No caso de o corredor ser estreito, poderá optar por dispor espelhos ao longo das paredes laterais.
Casa de Banho: Nas casas de banho os espelhos são indispensáveis. Quanto menor for a área, maior deverá ser o espelho.
Quarto: No quarto é aconselhável ter, pelo menos, um espelho de corpo inteiro. Para além de ser muito útil no dia a dia, a dimensão do espelho vai dar uma nova sensação de espaço e ambiente ao quarto. É preferível que o espelho esteja num local à vista e não no interior de portas de guarda-fatos, de modo a poder tirar partido das suas potencialidades.

Truques
- Ao colocar um espelho atrás de uma fonte de luz – vela, candeeiro – a luz será reflectida proporcionando um ambiente agradável ao espaço;
- Se pretender trazer o exterior para dentro de casa poderá posicionar um espelho de modo a criar uma reflexão da paisagem exterior, fundindo-a com o interior. Este posicionamento do espelho fará também com que o espaço se torne mais luminoso;
- Os espelhos também são de grande utilidade quando colocados em espaços com pouca luz natural ou com cores predominantemente escuras, pois aumentam a claridade.
- Ao posicionar um espelho de modo a reflectir um outro espelho, o resultado é uma intensificação da luz do dia e da percepção do espaço. Poderá também criar um jogo de efeitos, através das reflexões, dando uma sensação de infinito.
- Para dar destaque a um objecto ou a uma área que aprecie particularmente, um espelho pode ser um aliado, conjugado ou não com iluminação.
- Em ambientes com muita madeira, que se podem tornar densos, a utilização de espelhos proporciona uma sensação de maior leveza. Pode ainda experimentar a conjugação com objectos e móveis espelhados.
Tendências
Actualmente a utilização de espelhos está novamente na moda. Isto poderá ser explicado em parte como uma conjugação com a tendência dos cromados, também caracterizados pelo brilho e reflexão. A sua aplicação expandiu-se inclusive das paredes para revestimento de objectos variados como cómodas ou mesas de jantar.
Colocação dos espelhos
Idealmente um espelho deverá ser colocado ao nível do olhar e deverá estar associado a uma iluminação adequada que permita tirar o melhor partido dos jogos de reflexões."

In site Companhia de Arquitectura e Design

Sem comentários: