sexta-feira, 19 de junho de 2009

Catarina - Vinho Branco
www.bacalhoa.com
Ano: 2006
Região: Terras do Sado
Capac. Garrafa: 75 cl
Graduação alcoólica: 12%
Temperatura de Serviço: 12-14º

"Características do Vinho: Vinho produzido com uma combinação de castas brancas tradicionais da península de Setúbal - Fernão Pires, Tamarez e Rabo de Ovelha - e da casta branca mais famosa do Mundo – Chardonnay. Parte do mosto fermenta em depósitos de aço inox e parte em barris de madeira nova de carvalho. O vinho resultante apresenta-se fresco, rico nos aromas e sabores das castas, combinados com notas subtis de madeira tostada.

Envelhecimento: Fermentação e maturação parcial em barricas novas de carvalho.

Produtor: Quinta da Bacalhôa.

Casta: Chardonnay; Fernão Pires; Rabo de Ovelha; Tamarez.

História do Vinho: A ideia do nome Catarina surge com o nascimento de uma criança muito desejada, que foi baptizada com este nome. Baptizada com o mesmo nome foi também a vinha que o começou a produzir e que se avista de um quarto da famosa Quinta das Torres, em Vila Nogueira de Azeitão, onde existe um quadro da princesa Catarina de Bragança. O circulo fechou-se, quando foi criado o rótulo do vinho reproduzindo o retrato de tão ilustre princesa. É pois um nome que inspira muitas histórias. As mais reconhecidas ligadas ao nome desta princesa casada com Carlos II de Inglaterra que levou como dote as cidades-porto de Tânger e Bombaim (“Boa baía”), que viria a ser um dos esteios principais da presença britânica na Índia, ou seja a primeira parcela do grande império que tiveram na Índia.
O que muita gente não sabe é que Catarina transportava também na bagagem umas certas folhinhas que os ingleses adoraram: o chá. Catarina que, embora não tenha dado herdeiros ao trono deu origem à mais inglesa de todas as tradições. Já agora, e para finalizar, é importante lembrar que o nome do distrito de Queens, em Nova Iorque (onde estão localizados os Aeroportos de La Guardia e JFKennedy) , é uma homenagem de Carlos II à sua amada (?) Rainha Catarina de Bragança."

In site Sabores Sapo

Sem comentários: