sexta-feira, 31 de julho de 2009

Perfume a sua casa com os cheiros de Verão
Ambientadores caseiros

"Este Verão, encha a sua casa de energia positiva perfumando-a com aromas frescos feitos por si, com ingredientes que, se não tem na sua dispensa, encontra facilmente no mercado, na florista do seu bairro ou num jardim próximo.
As flores (e os seus óleos) e as frutas são usadas desde sempre para aromatizar os ambientes e melhorar a sensação de bem-estar nas casas e espaços públicos, assim como afastar insectos.
É muito fácil fazer ambientadores naturais: pode usar o que tiver à mão, como citrinos, pétalas ou ramos de flores, ervas aromáticas ou mesmo óleos. Lembre-se, porém, de que mais vale ir misturando os aromas aos poucos para obter fragrâncias suaves e agradáveis, caso contrário podem ficar demasiado intensas.
Há vários tipos de perfumes e, tendo em mente qual se quer conseguir, pode escolher os ingredientes que vai utilizar. São eles:
- Cítricos: citrinos, frutos vermelhos, ananás, e outros frutos secos.
- Florais: divididos em verdes, amadeirados, frutais, entre outros.
- Filifolhas: lavanda, gerânio...
- Amadeirados: pachuli, sândalo, cedro, pinho.
- Âmbar ou orientais: baunilha.
- Couro: cheiros que lembram a madeira queimada, o tabaco e o couro em si.
Lembre-se também que cada divisão da casa pede aromas diferentes.
Hall de entrada: ficam melhor os perfumes quentes, amadeirados ou florais, para dar as boas-vindas a quem chega e fazê-los sentir-se acolhidos.
Sala: a sala é a divisão mais polivalente, já que aceita todo o tipo de perfumes, dependendo do estado de espírito com que se esteja, ou da época do ano.
Quartos: os orientais são aromas sensuais e íntimos, mas os florais também dão aos quartos uma sensação de romantismo e recolhimento.
Cozinha: na cozinha convém usar aromas florais ou frutados, que não "invadem" os alimentos e que combinam bem com os cheiros próprios desta divisão da casa.
Casa de banho: aqui também há liberdade, mas um aroma citrino e fresco, assim como os de flores filifolhas, dão a sensação de limpeza.

Spray de Lima-Limão: Limão, lima e bicarbonato de sódio. Num litro de água quente, dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misture o sumo de um limão e de uma lima. Ponha a mistura num borrifador e perfume a sua casa com esse aroma fresco.

Gelado exótico de baunilha: Eucalipto, hortelã-pimenta, sálvia, louro ou mirto, pétalas de rosa, baunilha, canela e gengibre. Num cesto de verga, misture as folhas de eucalipto, de louro, de sálvia, as pétalas de rosa, uns raminhos de hortelã-pimenta e deixe ir secando. Quando começarem a perder o seu aroma, regue-as com um pouco de álcool e abane o cesto, para misturar as ervas e intensificar o perfume.

Índia fresca: Limão, cravo-da-índia e rosmaninho. Escolha um limão bonito e grande e decore-o, espetando uma fila de cravos-da-índia e uma fila de raminhos pequenos e fortes de rosmaninho, alternadamente. Arranje uma fita bonita ou um cordel e ate-o à volta do limão, puxando os extremos para uma ponta e prendendo-os com os cravos-da-índia. Assim poderá pendurá-lo num armário ou numa porta, para que o aroma se espalhe. Se preferir, pode colocá-lo num prato ou numa fruteira. Também pode usar uma laranja.

Fantasia barroca: Lúcia-lima, lavanda, rosmaninho, tanaceto-crispado (Tanacetum Vulgare), manjerona, calêndula, jasmim, rosas, madressilva, flores de laranjeira frescas e limão. Misture uma pitada de cada uma das ervas aromáticas e flores que conseguiu reunir e ponha-as a secar num prato raso, sobre uma folha de papel de jornal. Quando estiverem semi-secas (uns dias depois), ponha uma raíz de íris no copo da sua Braun Minipimer, regue com o sumo de limão e misture. Barre as folhas que estão a secar com a mistura obtida, sem as molhar completamente, acrescente uma casca de limão e deixe-as ficar mais uns dias.
Quando estiverem secas, ponha tudo num pote e mantenha-o fechado, guarde-o durante cerca de um mês, agitando-o de vez em quando para distribuir os aromas. Passado esse tempo, coloque a mistura numa caixa perfurada, num saquinho de pano ou numa taça, e perfume com eles o espaço pretendido.

Paixão por canela: Canela e laranja, limão, lima ou tangerina. Ponha água a ferver numa panela, coloque uns pedaços de casca do fruto que tiver escolhido (pode combinar a laranja com qualquer um dos outros), acrescentando ainda umas gotas de sumo da mesma fruta e um pau de canela. Deixe ferver durante cerca de 30 minutos. Deixe esfriar, deite o líquido obtido num copo ou numa taça e coloque-o no lugar da casa que quer perfumar."

In Verão09 - a revista

Sem comentários: