terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cinema
Ponyo à Beira-Mar (Ponyo on the Cliff by the Sea)
um filme de Hayao Miyazaki
Estreia nacional a 27 de Agosto 2009
www.castellolopesmultimedia.com/ponyo


"Baseada no conto “A Pequena Sereia”, de Hans Christian Andersen, “Ponyo à Beira-Mar” é a mais recente obra do grande mestre japonês do cinema de animação, Hayao Miyazaki. Transportado para um universo mais infantil, a sereia transforma-se num peixinho-dourado e o príncipe num menino de 5 anos a brincar à beira-mar. Na sua essência, porém, a história continua a mesma, só que com direito a um final feliz.
Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce… Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-la para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força a filha a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke.
Apesar de terem em comum o desenlace feliz, a versão de Miyazaki não podia ser mais diferente da versão da Disney, quer do ponto de vista visual, quer narrativo. Mais próximo da ilustração do que da animação a que os estúdios norte-americanos nos habituaram, os filmes de Miyazaki transportam-nos às melhores memórias da nossa infância, fazendo lembrar as ilustrações dos livros infantis. As cores e as formas são belíssimas, fruto da maravilhosa imaginação do realizador que já nos deu obras primas da animação como: “O Castelo Andante” (Howl's Moving Castle), “A Viagem de Chihiro” (Spirited Away) ou a “Princesa Mononoke” (Princess Mononoke). “Ponyo à Beira-Mar” é um filme ternurento e lindíssimo que o vai fazer sonhar."
In Newsletter Castello Lopes Multimédia (25 Agosto 2009)

Sem comentários: