sexta-feira, 16 de outubro de 2009

120 Anos de Histórias do Caminho da Costa do Sol
A Linha que liga a Cidade à Praia
Exposição no Cais do Sodré
16 de Outubro a 31 de Dezembro, das 9h00 às 21h00
Visitas Guiadas na Linha de Cascais (marcações: 218170600)
www.cp.pt

clique na imagem para ampliar

"Inaugurado discretamente em 30 de Setembro de 1889, o ramal, que deveria ligar Cascais a Santa Apolónia, iniciou o seu serviço entre Pedrouços e Cascais aguardando pelas obras do porto de Lisboa, 1ª secção, para ligar-se à estação de Santa Apolónia - ligação que nunca se concretizou. A tracção eléctrica foi inaugurada em 1926, sendo então introduzido o material circulante de três portas e o sistema de “unidades múltiplas”. A adopção de soluções técnicas inovadoras como a frenagem e a engatagem automáticas, fazem da linha, nesta época, o paradigma da modernidade no tecido ferroviário português.
Viaje no tempo e venha conhecer toda a história de uma das linhas mais bonitas de Portugal. Da sua construção às fardas de outros tempos, do importante contributo para o crescimento da Costa do Estoril às primeiras viagens, vai adorar as histórias de uma das linhas com a melhor vista para o Oceano Atlântico.
No âmbito das comemorações dos 120 anos desta Linha, venha reviver a história através da Exposição patente na estação do Cais do Sodré, aberta ao público de 16 de Outubro até 20 de Dezembro de 2009 das 9h00 às 21h00."
In site CP

Sem comentários: