segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pai Natal Solidário
Cartas ao Pai Natal de crianças desfavorecidas podem ser ‘apadrinhadas’ nas Estações de Correios
www.ctt.pt

"As cartas ao Pai Natal de centenas de crianças desfavorecidas ou em risco em Portugal vão estar disponíveis em Estações de Correios de todo o País para que qualquer pessoa as possa apadrinhar. Para tal, basta que se dirijam a uma das estações de Correios que as vão disponibilizar, escolham uma carta e apadrinhem o desejo da criança. Os correios tratarão de oferecer a embalagem e o envio dos presentes, antes da noite de 24 para 25 de Dezembro.
Esta iniciativa do Pai Natal Solidário dos CTT não seria possível sem o envolvimento de 17 instituições de solidariedade social que acompanham crianças em risco de emergência social, que os Correios de Portugal contactaram para que as crianças ao seu cuidado, até 10 anos, escrevessem cartas ao Pai-Natal. São os desejos escritos e desenhados nessas cartas que os portugueses poderão apadrinhar.
As cartas estarão disponíveis nas Estações de Correio durante o mês de Dezembro. Qualquer pessoa pode ser um Pai Natal Solidário e tem apenas de se preocupar em satisfazer o desejo da carta escolhida por si. Por razões de protecção das crianças, os envios são anónimos e os dados das crianças só serão conhecidos dos CTT, que garantem a entrega. Pode saber mais pormenores, como por exemplo em que Estações de Correio encontrar estas cartas, no site dos CTT ou através do número de telefone dos CTT: 707 26 26 26.
O Pai Natal Solidário dos CTT insere-se no espírito da Campanha de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, que os Correios lançaram há ano e meio, com o envolvimento de 50 instituições, e que permitiu já ajudar milhares de pessoas.

Resposta às cartas ao Pai Natal mantém-se
Paralelamente, e porque a magia do Natal deve chegar a todas as crianças, os Correios de Portugal mantêm a iniciativa das Cartas ao Pai Natal. Como acontece todos os anos, qualquer criança de qualquer zona do País ou mesmo do estrangeiro que escreva uma carta ao Pai-Natal e a coloque nos Correios receberá uma resposta dele, que os CTT tratarão de entregar, bem como uma lembrança. Para isso é essencial que essas cartas incluam remetente.
As cartas ao Pai-Natal são as únicas que não precisam de selo. Os CTT erguem para o efeito uma operação especial para receber e responder a estas cartas, que no ano passado chegaram às 300 mil.
Com esta iniciativa, os CTT pretendem não apenas fazer a sua parte na manutenção do imaginário infantil, mas também incentivar nas crianças o gosto pela escrita.

Pai Natal Solidário - Instituições aderentes
Refúgio Aboim Ascensão (Faro) -Instituição Particular Cristã de Solidariedade Social (IPSS) foi fundado em 1933, em Faro, por Manuel Aboim Ascensão de Sande Lemos. Primeiro como lactário e centro de apoio a mães solteiras, depois como serviço médico de recém-nascidos e prematuros, a Instituição sofreu alterações ao longo dos anos, quer de ordem técnica, quer de ordem metodológica, não deixando, contudo, de cumprir o ideal benemérito do seu fundador: “Apoio à Primeira Infância”. O Refúgio é hoje um grande Centro de Acolhimento Temporário de Emergência – o primeiro a ser criado em Portugal, para Crianças em Risco de ambos os sexos, desde recém-nascidos até aos 6 anos de idade.

Casa do Gaiato - Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em Junho de 1985, tem como finalidade acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos. As actividades de cada casa são sempre orientadas para a realização dos fins em vista proporcionando aquilo que é melhor para o desenvolvimento de cada rapaz: saúde, alimentação, estudos, formação profissional, emprego, férias, tempos livres, cultura.

Comunidade Vida e Paz - Organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. Distribui comida e roupa pelos sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir uma relação com estas pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação.

SOL - Foi fundada em 1992. Tem como objectivos responder à problemática das crianças órfãs da SIDA, apoiar mães seropositivas e superar a lacuna da família biológica das crianças, construindo micro-famílias de avós e netos.

Ajuda de Mãe – A Ajuda de Mãe tem como missão apoiar as mulheres grávidas, no respeito pela vida do bebé que vai nascer para que, com esse apoio, cada mãe possa melhorar a vida da sua família. No cumprimento dessa missão, a Ajuda de Mãe informa, encaminha e acolhe grávidas, informa na área da gravidez, sexualidade e planeamento familiar, forma as mães para a concretização de uma maternidade plena, que contribua para um desenvolvimento saudável dos seus filhos, promove a qualificação escolar das mães, de modo a que adquiram pelo menos a escolaridade obrigatória, promove a reinserção social e profissional das mães e apoia a família.

Associação Ajuda de Berço - Fundada em 1998, acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono. Promove, defende e dignifica a vida humana, através do apoio a mulheres grávidas sem condições e aos filhos delas nascidos; bem como o acolhimento e encaminhamento de crianças entre os 0 e os 3 anos de idade que não possam viver com os pais ou familiares.

Acreditar - Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.A Acreditar vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo. O seu trabalho reparte-se por Núcleos Regionais: Norte (Porto), Centro (Coimbra), Sul (Lisboa) e Madeira (Funchal), correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica. A Acreditar é membro fundador da ICCCPO (Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro).

NÓS (Barreiro) – A NÓS, do Barreiro, faz acompanhamento e intervenção psico-social a crianças e jovens em situação de risco. Trata também da institucionalização e faz o acompanhamento de deficientes profundos.

Casa Dr. Alves (Ourém) - Casa residencial de menores do sexo feminino em situação de risco, de famílias não estruturadas ou aguardar decisão do tribunal sobre guarda parental.

Fundação Bomfim (Braga) - Fundação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Publica e com estatuto de IPSS. Mais recentemente, obteve o seu reconhecimento como organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD).A Fundação Bomfim desenvolve a sua actividade prestando apoio no âmbito social, educativo e cultural, junto de crianças, jovens, idosos, deficientes e outros excluídos da sociedade. Iniciou a sua actividade no âmbito do ensino da música e no espaço de uma década desenvolveu paralelamente a sua actividade no âmbito da acção social, prestando actualmente apoio a mais de 160 crianças e jovens e a mais de uma centena de pessoas idosas.

ADAV - Associação de Defesa e Apoio da Vida (Coimbra) - Constituída em 1998 e reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública, a ADAV tem por finalidade o apoio à família, a defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher e é uma das Associações fundadoras da Federação Portuguesa pela Vida .

Fundação Casa do Ardina - Também conhecida como Obra do Ardina, surgiu como associação em 1942, destinada exclusivamente à protecção dos ardinas da cidade de Lisboa. Ao longo dos anos sofreu alterações decorrentes das necessidades sociais e é hoje uma Fundação com natureza jurídica de Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), destinada a ajudar e a acolher crianças e jovens de todo o país que se encontrem em situação de risco familiar e/ou psicológico. A Obra do Ardina tem, actualmente, a seu cargo 36 crianças e jovens residentes em três lares em Lisboa.

Centro Helen Keller – Instituição Particular de Solidariedade Social, o Centro Helen Keller é uma escola de vocação inclusiva de alunos portadores de deficiência visual, regendo-se pelo primado do respeito pela diferença e impulsionador de uma integração plena do Outro na sociedade.

Aldeias de Crianças SOS – Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como pessoa colectiva de Utilidade Pública. Tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco que não podem cuidar delas, proporcionando-lhes um modelo familiar de cuidados a longo prazo e uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade. Possui um Lar de Jovens em Rio Maior para os adolescentes criados nas aldeias e um Centro Social em Bicesse, que dá apoio às mães reformadas e a pessoas idosas da comunidade.

Obra Padre Américo Casa do Gaiato (Açores) - A finalidade de cada Casa do Gaiato é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. No dizer do fundador, P. Américo Monteiro de Aguiar, " somos a família para os que não têm família". A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos.

Associação Nossa Senhora das Candeias – É uma instituição de Peso da Régua que faz acompanhamento e intervenção psico-social a idosos, crianças e jovens carenciados.

Associação Terra dos Sonhos - A Terra dos Sonhos é uma organização Portuguesa sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores. Formalmente, a Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social com fim de acção social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal
."

In site CTT

Sem comentários: