quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AVATAR
um filme de James Cameron,
com Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldanha

www.castellolopesmultimedia.com/avatar

"Do conceituado realizador James Cameron, responsável por êxitos tão estrondosos como "Titanic", "O Exterminador Implacável", Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento", "Alien: O Reencontro Final", "O Abismo", filmes que marcaram gerações e inovaram com o uso de novas tecnologias, chega-nos agora Avatar, aquele que é já considerado pela indústria, um marco na história do cinema.
Cameron é conhecido por saber como ninguém rechear um filme de efeitos especiais extraordinários sem nunca descurar a história que está a contar. Trabalhando sempre muito de perto com os actores, a tecnologia para Cameron é apenas um meio para tornar a história o mais real possível permitindo ao público embrenhar-se nela por completo. Por essa razão, AVATAR foi para o realizador o seu maior desafio até agora. Um filme passado num mundo completamente novo que promete deslumbrá-lo com os seus gigantes habitantes azuis e montanhas que flutuam.

Desta vez, o herói da história é Jake Sully (Sam Worthington), um ex-Marine confinado a uma cadeira de rodas. Amargo e desiludido, no seu coração é ainda um guerreiro. Tudo o que sempre quis foi algo por que valesse a pena lutar e encontra-o no lugar onde menos espera: um mundo distante.
Jake foi recrutado para se juntar a uma expedição à lua Pandora, onde se pretende extrair um mineral que na Terra vale 20 milhões de dólares. A fim de facilitar o seu trabalho, os humanos usam um sistema que projecta um híbrido entre humano e Na’Vi, nome dado aos indígenas de Pandora. Este híbrido humano/Na’Vi – um corpo que vive, respira e que se assemelha a um Na’Vi mas possui os pensamentos, sentimentos e personalidade humana do indivíduo – é conhecido como “avatar”.
Na sua nova forma “avatar”, Jake pode voltar a andar. A sua missão é infiltrar-se e interagir com os Na’Vi na esperança de poder contar com a sua ajuda – ou pelo menos com a sua permissão – na extracção do minério. Uma deslumbrante fêmea Na’Vi, Neytiri (Zoe Saldana), salva a vida de Jake e à medida que a relação entre os dois se torna mais profunda, assim como o seu respeito pelo povo Na’Vi, Jake enfrenta um derradeiro teste ao liderar um conflito épico que decidirá o destino de todo um mundo.
A ideia de AVATAR terá nascido há cerca de 15 anos atrás mas na altura a tecnologia existente ainda não permitia a sua realização. Em 1995, testemunhando os avanços do CG em personagens como as de "O Abismo" ou o "Exterminador Implacável 2", Cameron resolveu pôr no papel a história que tinha sonhado. No entanto, quando o guião foi analisado por peritos, verificou-se que apesar dos avanços ainda não era possível pôr em prática o seu ambicioso projecto. Só dez anos mais tarde, em 2005, é que o realizador voltou a pegar nele. Agora, parecia que as inovações necessárias estavam finalmente ao seu alcance. No entanto, havia ainda o medo de que as personagens não parecessem suficientemente reais. Então, Cameron e a sua equipa desenvolveram uma técnica revolucionária de reconhecimento facial que permite captar não só todos os movimentos dos músculos do rosto dos actores mas também o movimento dos olhos, algo que até aqui era impossível. O realizador recrutou também os esforços da WETA Digital, a equipa responsável pelos efeitos especiais criados na trilogia "O Senhor dos Anéis" e "King Kong".
Outra das grandes inovações de AVATAR é um sistema chamado Câmara Virtual que permite ao realizador ver em tempo real o mundo previamente criado por computador como se estivesse a filmar num cenário real. Assim, enquanto os actores estão a representar dentro de fatos que permitem captar o seu movimento com exactidão, Cameron já está a ver as personagens azuis com 3 metros de altura que interpretam. Anteriormente, era preciso esperar meses para visualizar estas imagens.
Quando questionado pelos actores se está a planear acabar com a sua profissão, Cameron responde que é exactamente o contrário: pretende expandir ainda mais as suas potencialidades, estando apenas a eliminar as longas e penosas horas de caracterização, dando-lhes assim a possibilidade de representarem qualquer personagem sem estarem limitados pelas suas características físicas. Se perguntarmos ao realizador se o que vemos no seu filme são os actores ou simplesmente uma animação criada por computador, ele dirá que o que testemunhamos é claramente a interpretação dos actores já que as animações são o mais fiel possível àquilo que eles fizeram, tendo a equipa de efeitos especiais acrescentando apenas os movimentos da cauda e das orelhas por razões óbvias e mesmo assim só sublinhando aquilo que emotivamente já lá estava.
Para além do desenvolvimento destas novas tecnologias, também o processo de design e criação deste novo mundo foi moroso, tendo levado 2 anos a desenhar cada árvore, planta, insecto, arma, peça de vestuário e criatura de Pandora. O nível de detalhe com que James Cameron descrevia à equipa cada elemento, era tal que parecia realmente que o realizador estava a descrever um mundo real que tinha visto com os seus próprios olhos e não algo puramente imaginado.

"Eu queria criar uma aventura familiar num ambiente não-familiar," explica Cameron, "ao usar um planeta extraterrestre como o cenário da história clássica do recém-chegado numa terra e culturas estranhas. Esta história é, em termos gerais, uma história clássica mas temos muitas surpresas na manga para o público. Sonhei em criar um filme assim, passado num outro mundo cheio de perigos e beleza, desde criança. Passava os dias a ler livros de ficção-científica e banda-desenhada e a desenhar extra-terrestres e criaturas estranhas no meu caderno de matemática. Com AVATAR, consegui finalmente realizar esse sonho."
À semelhança de “Titanic”, a banda sonora esteve a cargo de James Horner e também AVATAR conta com uma canção que pretende causar o mesmo impacto de “My Heart Will Go On” cantada por Celine Dion. Desta vez, a tarefa ficou a cargo de Leona Lewis com o tema “I See You”.
Irá AVATAR tirar o lugar a “Titanic” como o filme mais visto de sempre?"

In newsletter Castello Lopes Multimédia (10.12.2009)

2 comentários:

msg disse...

pronsiMuito bom dia,Maria Lua

Um pouco de química,a propósito de frutos secos serem bons fornecedores de alguns sais minerais,dando-se como exemplos,entre outros,o ferro,o cálcio e o fósforo.
Para já,o termo minerais é um tanto equívoco,pois minerais são também os componentes das rochas,como quartzo,feldespatos,
micas,etc.,os chamados minerais primários,e também os minerais secundários,como a caulinite,a ilite e a vermiculite.
Mas isso é o menos,o pior é os sais. É que sais,como sabe,são compostos derivados de reacções de ácidos com bases,como o cloreto de sódio,do ácido clorídico e do hidróxido de sódio.
Ora o ferro,o cálcio e o fósforo
são três elementos de uma numerosa família,mais de cem.
Depois,o ferro está na hemina,da hemoglobina,e o fósforo é pedra fundamental dos ácidos nucleicos DNA e RNA,e do ATP.
Enfim,dá jeito dizer-se sais minerais,mas no devido enquadramento.
E era isto,Maria Lua. Desculpe ser tão pouco,mas foi o que se pôde arranjar. Muito boa saúde,e coma frutos secos,não exagerando.No meu caso,dou conta,por dia, aí de uma meia dúzia de nozes,por causa,sobretudo,do ácido gordo ómega-3,e da Vitamina C,um poderoso antioxidante,que,como sabe,vai para a linha da frente enfrentar radicais livres.

Maria Lua disse...

Boa noite MSG,

porque coloca pronsi antes? Quer dizer algo? Pois não tenho conhecimento...
Sim, os frutos secos, principalmente nozes (as da minha Nogueira, por exemplo!).
A Saúde é tão importante para a nossa vida que devemos fazer o melhor por ela (sem ser médicos ou medicamentos...).
Obrigado pela visita e perdão pelo atraso na resposta.
Bom final-de-semana.
:-)