terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Zooterapia: Saúde pelos animais
São os mais recentes reforços terapêuticos em muitos hospitais e instituições de saúde de todo o mundo. Cães, cavalos e até burros...

"A Zooterapia é praticada desde a antiguidade, altura em que os animais eram presença frequente nos pátios das instituições psiquiátricas e de saúde, aligeirando a estadia e contribuindo para o bem-estar dos pacientes.
No entanto, só a partir da década de 60 é que o alegado poder que os animais têm sobre as pessoas se tornou mais evidente, quando o psicólogo infantil norte-americano Boris M. Levinson se apercebeu do potencial terapêutico das relações entre crianças e animais.
Mas não é só em casos clínicos que os animais são uma ajuda preciosa. Senão, vejamos o exemplo dos idosos a quem são oferecidos animais de companhia para, desta forma, combaterem o isolamento social e a solidão ou mesmo das crianças sem irmãos (situação cada vez mais frequente na sociedade actual) que assim colmatam a falta que lhes faz o amor fraternal.

Os benefícios da Zooterapia
Dirigidas a todos os tipos de pacientes, desde crianças com problemas psicomotores até idosos ou doentes mentais, as terapias assistidas com animais têm inúmeros benefícios:
- Apesar de não curarem, estas práticas ajudam os pacientes a recuperar a auto-estima, a fomentar a interacção e as relações sociais, a adquirir uma maior autonomia e a desenvolverem melhores capacidades de linguagem e movimento.
- Promovem o desenvolvimento emocional através do vínculo criado entre o paciente e o animal.
- No caso das crianças, motiva-as a pensar e a aprender, proporciona actividades interessantes e estimula a participação de crianças mais tímidas nas actividades em grupo.
- No caso dos idosos, afasta sentimentos de frustração, solidão, ansiedade e tristeza.

O CÃO
Definitivamente, o melhor amigo do homem. O cão não só é um excelente animal de companhia como também pode ter um papel fundamental no dia-a-dia de pessoas com dificuldades motoras, auditivas, visuais...
Educado para realizar tarefas que aumentem a autonomia e funcionalidade de uma pessoa com deficiência, o cão de assistência pode especializar-se em:
- Cão-guia: auxilia pessoas com deficiência visual.
- Cão de alerta: avisa pessoas, por exemplo com epilepsia, da proximidade de ocorrência de um ataque.
- Cão para surdos: indica fontes sonoras a pessoas com deficiências auditivas.
- Cão de serviço: auxilia pessoas com incapacidades motoras ou com problemas do foro psiquiátrico.
Consoante as características, necessidades e desejos de cada indivíduo, o cão pode ser educado para realizar determinadas habilidades, nomeadamente, retirar dinheiro do Multibanco, tirar a roupa da máquina de lavar, aconchegar o dono com uma manta, mudá-lo de posição na cama, apanhar objectos do chão, buscá-los quando estão em locais de difícil acesso, puxar a cadeira de rodas, abrir e fechar portas, ligar e desligar interruptores e ajudar a despir determinadas peças de vestuário.
Para saber mais:
Ânimas, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social
Para além de ceder gratuitamente cães de serviço e cães para surdos, implementa programas de terapia e de actividades assistidas por animais, e apoia e desenvolve projectos de investigação científica nesta área.
Contactos:
Telefone.: 22 606 76 00
E-mail: animas@animaspt.org

www.animaspt.org

O CAVALO
Reabilitação a passo, trote ou galope. Para além dos seus benefícios enquanto prática desportiva, montar a cavalo é uma experiência dinâmica a nível motor, sensorial e social.
Esta prática constitui também um importante meio de reabilitação para vários tipos de patologias, graças à transmissão contínua de movimentos entre cavalo e cavaleiro.
A Hipoterapia, nome dado ao tratamento com ajuda do cavalo, é uma actividade terapêutica com efeitos notáveis a vários níveis, sendo particularmente indicada para as seguintes patologias: deficiências motoras e mentais, paralisia cerebral, paraplegia, sequelas de traumatismo craniano, autismo, distúrbios da fala, síndrome de Down, síndrome do X frágil, síndrome de Willson e outras patologias de origem genética.
Segundo Luís Real, responsável técnico do Centro Equestre Vale da Cela e coordenador das sessões de Hipoterapia, “a prática desta actividade, desde que bem orientada, faz bem a quase tudo”.
De facto, a Hipoterapia melhora a elasticidade e a flexibilidade, a coordenação motora, a acuidade visual, táctil, auditiva e olfactiva, o domínio respiratório, o aumento da percepção do próprio corpo, melhora a capacidade de concentração e ainda estimula sensações e percepções que incrementam o afecto e inserem o indivíduo na sociedade.
Para saber mais:
Centro Equestre Vale da Cela, em Alfeizerão
Ao longo dos seus cinco anos de existência, tem registado resultados impressionantes junto de crianças e jovens portadores de deficiência.
Contactos:
Telefone: 919 986 887
E-mail: vale_da_cela@sapo.pt


O BURRO
A Asinoterapia ao serviço da saúde. Ao contrário do que possa pensar, o burro é um animal de temperamento dócil e muito inteligente, o que faz dele um óptimo co-terapeuta e intermediário entre o técnico de saúde e o paciente em variadíssimas situações clínicas, entre elas: a síndrome de Down, o autismo, os traumas crânio-encefálicos, os AVC, amputações, desordens emocionais, distrofias musculares, dificuldades de atenção, fala e aprendizagem, paralisia cerebral, espinha bífida, distúrbios visuais e auditivos, atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor, paralisias e hemiplegias.
A Asinoterapia, assim se chama a prática equestre que utiliza o burro como instrumento terapêutico, recorre a um conjunto de técnicas de educação e reeducação que visam superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais.
Através desta técnica, a criança ou adulto tem a possibilidade de desenvolver o seu potencial: a personalidade, a actividade cognitiva, a mobilidade, a motricidade fina e global, a linguagem e a comunicação, o auto-conceito e o auto-conhecimento, adquirindo, assim, maior confiança, força, equilíbrio, coordenação, mobilidade e, acima de tudo, prazer.
Para saber mais:
AEPGA, Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Promove, com base nos princípios da Asinoterapia, o projecto "O uso do burro como um recurso social, lúdico, terapêutico e pedagógico".
Contactos:
Telefone.: 273739307
E-mail: burranco@gmail.com

www.aepga.pt

OS OUTROS ANIMAIS
Apesar de, em Portugal, as Terapias Assistidas por Animais se focarem, sobretudo, nos benefícios terapêuticos do cão, do cavalo e do burro, existem outros animais que podem ser uma grande ajuda para o doente, entre eles os pássaros, os coelhos ou os golfinhos."

Madalena Alçada Baptista (madalenabaptista@entusiasmomedia.pt)
In
Sapo Saúde

2 comentários:

Mi disse...

Parabéns pela abordagem do tema! Para quem tem interesse em estudar sobre este assunto, no Brasil já existe curso on-line sobre Atividade, Educação e Terapia Assistidas por Animais/Zooterapia. Segue o site: www.cursoszooterapia.com.br Um abraço

Maria Lua disse...

Obrigado Mi.
Um tema actual e muito interessante, pelo que devemos divulgar o máximo possível. E o curso on-line é reconhecido legalmente? Temos de ter atenção e ter algum cuidado com estas formas súbitas de querer ganhar dinheiro à custa dos outros...
Por isso, CUIDADO nesses cursos on-line, procurar sempre se são legais e tem normas internacionais.
Obrigado pela visita.
:-)