terça-feira, 16 de março de 2010

A Árvore do Centenário
http://arvore.centenariorepublica.pt


"O projecto «A Árvore do Centenário» desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica que deverá ser assinalada pela plantação de árvores a nível nacional.

Convida-se a comunidade em geral, e o público escolar em particular a participar nestas actividades, nomeadamente através:

- da plantação da árvore do centenário, a promover pelos municípios e pelas escolas

- da realização de trabalhos escolares de investigação que compreendam a identificação, registo e divulgação das principais espécies autóctones no território nacional

- de trabalhos escolares sobre a celebração da Festa da Árvore e outras evocações do Dia da Árvore

- de outras iniciativas relacionadas com a divulgação da importância da árvore no quadro de preservação da natureza, tendo em conta o seu valor pedagógico e de formação para uma cidadania responsável, considerando ainda a celebração em 2010 no Ano Internacional da Biodiversidade.

Árvores Centenárias

Portugal possui um valioso património florestal cuja referenciação é feita pela Autoridade Florestal Nacional.
No sítio Web da AFN, para além da possibilidade de pesquisar as Árvores de Interesse Nacional e conhecer a sua idade, descrição e localização, é lançado um repto a toda a população para contribuir na identificação deste património de inestimável valor ecológico, cultural e histórico.
Se conhece algum exemplar ou algum conjunto de árvores digno de serem preservados dirija à AFN a sua localização e, se possível, uma imagem
.
Para conhecer as Árvores Centenárias nacionais consulte o Sítio Web: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/ArvoresPesquisa

In A Árvore do Centenário

2 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,Maria Lua

A propósito de árvores e de centenário,deixo-lhe

UM FORTE EXEMPLO

Uma alta chaminé fumegante irrompia do aglomerado de casas. Ali perto,alguém procurava,providencialmente,minorar os estragos causados por tal intruso. Nada mais nada menos do que uma árvore centenária,de tronco e de braços atléticos. Não se notava,mas da enorme massa das suas folhas escapavam-se correntes de antídoto do veneno que o monstro maleficamente expelia. Enquanto ela ali permanecesse, o mau não levaria a melhor.
Mas não se ficavam por aqui os méritos daquela nobre figura velhinha. Havia também a sua vasta sombra. Outra tão fresca e tão cerrada não existia por muitos quilómetros em redor. Não seria só por isso,o que já significava muito,que os velhos de um asilo vizinho a elegiam. É que ela era um forte exemplo para eles e uma companhia compreensiva. Resistira contra tudo e contra todos,e ali estava como sempre o fora,com promessas de continuar por muitos anos mais.
Seria uma grande desgraça se assim não acontecesse. Quem depois iria substituí-la nos seus múltiplos papéis benfazejos? O tempo que levariam a crescer,tentando,em vão,imitá-la. Atinadamente têm procedido as sucessivas edilidades,poupando-a e conservando-a . Até já a condecoraram.

Muito boa saúde,e desculpe a insistência. A culpa é da ÁRVORE.

Maria Lua disse...

Boa tarde MSG,

um exemplo magnífico! Obrigado pela partilha.
E insista sempre.
:-)