sábado, 6 de março de 2010

As surpresas da semana

1 - De que se alimentam as genetas no Parque Natural de Sintra Cascais?

2 - No passado Sábado, a RTP2 emitiu um documentário Sabor da Despedida sobre o ameaçado Rio Sabor (para ver aqui), integrado na Área Importante para as Aves (IBA) Sabor e Maçãs. A SPEA, em conjunto com ou entras entidades, através da Plataforma Sabor Livre, tem-se manifestado contra a barragem que está prevista para este rio e convida-o agora a conhecer melhor as razões desta batalha.

3 - Em apenas um ano, os CTT receberam perto de 5 mil queixas. Neste número, há de tudo um pouco: desde correio que não chega ao destino, até encomendas entregues em mau estado. Os Correios de Portugal alegam que a situação não é grave, mas Nós Por Cá conhecemos histórias com final nada feliz.

4 - Passatempo Lufthansa: construa connosco o futuro da aviação: pense num nome para o LHA380. O vencedor recebe 1.000.000 de milhas de prémio, que serão creditadas na sua conta de milhas Lufthansa Miles & More, que se troca por viagens e prémios (até 31 Março 2010).

5 - Um dia,fundir-se-ão numa esperança comum. Como? Talvez por efeito de um homem ou de uma mulher que,quase por milagre,contamine tudo e todos.

6 - Desde 6.ª feira, a Capela do Rato foi invadida pelo projecto Arte Contemporânea e Sagrado.

7 - Decorar sem gastar.

8 - A campanha Procuro Novo Dono, da Bota Minuto, parece ter sido um sucesso!

9 - Passatempo Açores e Agência Abreu: participa no Quizz Açores e pode ganhar uma viagem para duas pessoas à ilha Terceira com direito a baptismo de Mergulho. Para participar só tens de se registar no site e jogar o Quizz Açores (até 31 Março 2010).

10 - Os ponchos são acessórios acolhedores e práticos, indispensáveis no guarda-roupa de qualquer menina moderna. Inspire-se no modelo que lhe propomos e crie um visual ultra-feminino adornando uma peça simples com folhos de cores variadas.

11 - Elevação do Tejo a Património da Humanidade debatida em conferência em Lisboa.

12 - A proposta de orçamento de estado de 2010 introduz benefícios ao nível da dedução no IRS a quem instalar vidros duplos ou isolar a cobertura da sua habitação.

13 - Passatempo "Se Houver um Paraíso": teremos três exemplares para oferecer. Assim, para se habilitarem a ganhar um deles, basta responderem acertadamente às questões colocadas no formulário apresentado e os vencedores serão sorteados de entre todos aqueles que responderem correctamente (até 12 Março 2010).

14 - Ministra do Ambiente vai participar na iniciativa Limpar Portugal.

15 - Visitas Virtuais a Museus e Palácios do IMC: já é possível fazer a visita virtual a um conjunto de 8 Museus e Palácios do IMC, quatro dos quais são: Museu Grão Vasco;
Museu Nacional de Arte Antiga; Museu Nacional de Soares dos Reis e
Museu Nacional do Azulejo.

16 - Saber cozinhar desenvolve a inteligência humana. Cozinhar fez crescer o cérebro humano pelo menos 20%, durante a evolução do homem, na mesma proporção em que diminuiu o intestino humano. Desde que o Homo erectus deixou de comer os alimentos crus, há 1,8 milhões de anos, a digestão é mais rápida. Em consequência, o intestino foi ficando menor, deixando espaço para que a energia se desenvolvesse noutros órgãos: o cérebro cresceu e a inteligência aumentou.

17 - Chimamanda Adichie: O perigo da história única.

18 - Portugal encontra-se no terceiro lugar dos países com maior número de registos de observações de aves no site do Spring Alive. Participe nesta iniciativa e registe as suas observações!

19 - A ZON Lusomundo e o SAPO têm para oferecer cinco jogos Wii de «Alice no País das Maravilhas» (até às 18h00 de 12 de Março de 2010).

20 - Para experimentar: 10 gulodices com maçã.

Sem comentários: