segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia Mundial dos Oceanos
8 Junho 2010
Oceanário de Lisboa
Esplanada D. Carlos I
1990-005 Lisboa
Email: info@oceanario.pt
Tel.: +351 218 917 002 ou 06
www.oceanario.pt

Em 2009, foi oficialmente declarado pelas Nações Unidas o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia, é uma excelente oportunidade para sensibilizar as comunidades sobre o papel que os oceanos têm no nosso quotidiano e incentivá-las a realizarem pequenas mudanças no seu dia-a-dia que beneficiem o nosso Planeta Azul.
Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra, representam 99 por cento do espaço disponível à vida, contribuem para a regulação do clima, fornecem alimento através das pescas e são responsáveis pela prestação de inúmeros serviços ao Homem.
A maior parte da população mundial desconhece o facto de os oceanos serem o grande pulmão do Mundo, cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético.
O Oceanário de Lisboa assinala esta data no próximo dia 8 de Junho, a par de outros aquários e parques zoológicos de todo o mundo. O Dia Mundial dos Oceanos é também dia de aniversário da sua mascote, o Vasco.
O “Mercado do Peixe”, um atelier que normalmente só está acessível através de marcação prévia, durante este dia, será desenvolvido no átrio do Oceanário para todos os visitantes. Esta actividade pretende sensibilizar o público para um consumo consciente de peixe e marisco, através da divulgação do cartão SOS OCEANO.
O Vasco, a mascote do Oceanário de Lisboa, estará durante todo o dia a receber os visitantes mais pequenos na “Casa do Vasco” e terá no seu site, passatempos educativos com CD’s para oferecer.

In Oceanário

Sem comentários: