quinta-feira, 8 de julho de 2010

Livro
Natureza, Gastronomia e Lazer
Maria Manuel Valagão
Edições Colibri
www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1330

Natureza, Gastronomia e Lazer debruça-se sobre as plantas silvestres alimentares e as ervas aromáticas condimentares, analisando o seu papel na gastronomia local do sul de Portugal, quer através do seu uso tradicional quer inovador, reavivando a prática da utilização de um recurso, que é parte integrante da identidade mediterrânica.
Natureza, Gastronomia e Lazer é um livro sobre os campos do Sul do país e o papel da sua flora na construção de uma cultura gastronómica de herança cultural mediterrânica. Esta obra dá a conhecer plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares, desde as mais comuns às menos conhecidas, num percurso pelos usos tradicionais e as novas tendências gastronómicas.
A partir de um horto experimental de plantas silvestres alimentares, procura¬ se compreender e demonstrar que o “novo chega pela mão do velho”, assegurando a conservação das espécies, para a continuidade e inovação de algumas das tradições alimentares emblemáticas do Alentejo. Oito autores falam deste horto, onde foi desenvolvida uma interessante experiência, com plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares e tratam dos saberes, memórias e tradições alimentares com base nestes recursos.
O conhecimento e a conservação da biodiversidade local das espécies silvestres alimentares, são parte da promoção e desenvolvimento integrado do território e da valorização do património alimentar, material e imaterial. Através das tradições alimentares locais e da transmissão de conhecimentos intemporais, do ensinamento de práticas culinárias e do carácter familiar e oral desse saber, reaviva¬ se uma parte do património gastronómico, que constitui um dos fundamentos da nossa identidade cultural mediterrânica.
Refazer saberes antigos pode, usando palavras de Jean Robert Pitte, contribuir para viver uma “experiência geográfica sensitiva”, que integre nas nossas práticas alimentares o lazer, o passeio pelos campos, o bem estar e a descoberta de prazeres gustativos com preparações culinárias à base de plantas silvestres alimentares, que poderá cultivar e/ou descobrir os seus próprios territórios.
O livro pode ser adquirido através do sítio web da Editora “Edições Colibri” pelo preço de 25 euros.

Maria Manuel Valagão (25-06-10)
In
Naturlink

Sem comentários: