terça-feira, 24 de agosto de 2010

Caça à Rola-comum
Quercus apela ao fim da caça de espécie em forte regressão


A Rola-comum (Streptopelia turtur) é uma espécie migradora e estival que está a desaparecer a um ritmo galopante em Portugal e na Europa. Outrora, distribuia-se pelo País, principalmente no Norte, ocorrendo em áreas florestadas e em terrenos agrícolas adjacentes. A destruição do habitat, a caça excessiva e a perseguição nas áreas de nidificação e invernação, parecem estar na origem da sua acentuada regressão. Segundo dados recentemente veiculados pela SPEA, a situação da espécie na Europa é muito grave, estimando-se que a tenha decrescido 66% nos últimos 20 anos e 23% nos últimos 10 anos.
Apesar da espécie apresentar o estatuto de “Pouco preocupante” no Livro Vermelho dos Vertebrados publicado em 2005, situação que contrasta com estatuto de “Vulnerável” atribuído em 1990, a Quercus considera que os dados conhecidos aconselham a que se estabeleça uma proibição durante alguns anos para que possa haver recuperação das populações.
Por outro lado, na data prevista para a abertura da caça à rola - 22 de Agosto - é provável a existência de muitas rolas em nidificação ainda com crias no ninho, situação que, se for conjugada com a quantidade e extensão dos incêndios florestais que têm ocorrido em Portugal, provocarão uma grande quebra ainda maior na já debilitadas populações de rola-comum selvagens.
Posto isto, a QUERCUS considera inadmissível que, no Ano Internacional da Biodiversidade, não seja tida em consideração a situação da espécie e se permita que a caça a encaminhe para a extinção.


A QUERCUS apela pois ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e à Ministra do Ambiente que proíbam, com carácter de urgência, a caça à rola-comum, de modo a prevenir a extinção desta magnífica espécie. Solicita-se igualmente que a espécie seja monitorizada nos próximos anos para avaliar os seus efectivos populacionais

Lisboa, 18 de Agosto de 2010
A Direcção Nacional
Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários: