segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"É preciso abandonar a Terra e colonizar o Espaço"
Stephen Hawking afirma que espécie humana não pode estar condicionada apenas a um planeta


Stephen Hawking continua a fazer declarações surpreendentes. Na última entrevista à Big Think, o cientista afirmou que ou se coloniza o espaço durante este milénio ou será o fim da humanidade.
Hawking considera que nos próximos mil anos vamos fazer com o que o nosso planeta seja inabitável.
O cientista explica ainda que faltam mil milhões de anos que faltam para o Sol consiga o mesmo objectivo por si próprio e que será muito provável que um asteróide, um buraco negro ou uma supernova nos eliminem da Terra.
No entanto, e apesar de parecer o contrário, Hawking mostra-se optimista: “Se pudermos evitar o desastre nos próximos séculos, a nossa espécie permanecerá”.
O cientista assegura ainda que “temos de começar a pensar seriamente como nos vamos libertar dos limites deste planeta agonizante” mas adianta que é complicado encontrar outro local habitável para a raça humana.
Para Hawking, os instintos egoístas e agressivos dos seres humanos unidos às nossas novas capacidades podem muito provavelmente provocar “um desastre nos próximos cem anos, para não falar dos próximos mil ou um milhão”.
Além disso, há outro risco: "Se os extraterrestres nos visitassem agora, o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América: nada bom para os povos nativos".
"Esses seres avançados talvez sejam nómadas, com o objectivo de colonizar quaisquer planetas que consigam alcançar", afirma o cientista.
Perante esta situação, o físico da Universidade de Cambridge afirma: “A nossa única oportunidade de sobrevivência a longo prazo, não deve permanecer fechada no planeta Terra, mas sim para nos difundirmos no espaço”.

Expansão da espécie
O responsável do Big Think, Andrew Dermont, o nosso futuro apresenta-se igualmente desolador. “A raça humana não deveria ter todos os ovos num só ninho, ou num planeta”.
O responsável pela página on-line acrescenta ainda que o aquecimento global e o crescimento da população mundial deve levar-nos a procurar alternativas.
Para Hawking a conclusão é clara: “Chegou o momento de nos libertarmos da Mãe Terra”.

In Ciência Hoje

2 comentários:

msg disse...

Muito boa tarde,MARIA LUA

Confesso que já tinha dado conta,mas o ter lido aqui no seu espaço,levou-me ao

OUTRA MORADA
"It's time to abandon Earth". Vindo de quem vem,Stephen Hawking,uma ideia destas pode querer significar que isto aqui não tem solução,já deu o que tinha a dar,e que muita gente anda muito incomodada com a vizinhança.
Assim,o que há a fazer é procurar outra morada onde não cheguem os maus cheiros que por cá se sentem. A selecção dos habitantes do novo condomínio será fácil, pois as viagens irão ficar um bocadinho carotas.

Muito boa saúde,MARIA LUA,e olhe,tenha paciência,caso não tenha lugar.

Maria Lua disse...

Boa tarde MSG,

pois, respondo a tudo de uma vez quando há algum tempo.
O problema é vindo de quem vem: Stephen Hawking! Qualquer coisa poderá aparecer/acontecer em breve (ainda mais do que aquelas que acontecem neste pobre planeta!). O Ser Humano só destrói e o planeta está a ficar cada vez mais intolerante...
Eu já não vou para lado nenhum, um planeta para mim é suficiente!
Obrigado e muita saúde.
:-)