terça-feira, 14 de setembro de 2010

Projecto "Do Something"
www.dosomething.pt

O Do Something, projecto dinamizado pela TESE, e do qual a FEC é parceira, utiliza o poder da Internet e das redes sociais para mobilizar jovens empreendedores para acções de participação, cidadania e voluntariado. Apostando na geração entre os 15 e os 30 anos, com o objectivo de promover a mudança social, a iniciativa foi lançada em Portugal há um mês. Nos EUA, onde a iniciativa foi fundada em 1993, o Do Something é hoje uma das maiores organizações do país, mobilizando milhares de jovens para a resolução dos problemas globais

Gerar mudança social é o mote. O Do Something acredita que os jovens podem melhorar as suas comunidades ao converter as suas ideias e energia em acção, através das tecnologias da comunicação. O projecto fornece recursos e oportunidades que funcionam segundo as necessidades dos jovens. O objectivo é “inspirar, empoderar e celebrar uma geração de “Do’ers”: jovens que reconhecem a necessidade de fazer alguma coisa, que acreditam na sua capacidade para fazê-lo e, então, agem”.
Partindo de três regras - sem dinheiro, sem carros, sem adultos -, o Do Something oferece a estes jovens a oportunidade de fazerem a diferença na sua comunidade: “não pedimos dinheiro aos jovens. Vamos onde os jovens estão e não lhes pedimos para viajarem para fora das suas comunidades ou das suas zonas de conforto. Nunca exigimos um assessor adulto ou acompanhante”, defendem os mentores do projecto. A iniciativa distingue-se no actual contexto global, em que o mundo enfrenta desafios sociais, culturais, ambientais e económicos graves, que ultrapassam a capacidade de resposta do Estado e do sector privado. Acreditando que a geração mais nova tem a capacidade e o poder de fazer a diferença, neste contexto difícil, a organização inspira e apoia a geração de “Do’ers”.

Gerar mudança social
O Do Something foi fundado nos EUA, em 1993, e tem como missão utilizar o poder da Internet na mobilização dos jovens para acções de participação online e offline. O projecto aposta nos jovens enquanto elementos-chave para a mudança social, porque acredita no seu potencial e na sua capacidade de criar um mundo melhor. Através da utilização inovadora e criativa das novas tecnologias (Internet, redes sociais e comunicações móveis), o Do Something tem mobilizado milhares de jovens para a resolução dos problemas globais e, actualmente, é uma das maiores organizações dos EUA, na área da participação juvenil. Recebe mais de um milhão de visitas por mês no seu website e envolve, nas suas campanhas e acções, celebridades como Scarlett Johansson, Sean Pean e os Jonas Brothers.
Em Portugal, a ONGD TESE – Associação Para o Desenvolvimento é quem promove, desde Maio, esta iniciativa, que apresenta soluções que vão ao encontro das necessidades dos jovens e dos problemas nacionais, tais como a fraca participação dos jovens portugueses, o desemprego, o abandono escolar e a exclusão social. O Do Something conta ainda com a presença de um conjunto significativo de parceiros que apoiam a concepção e a implementação do projecto - Fundação Evangelização e Culturas, Fundação EDP, Programa Escolhas, Programa Juventude em Acção e Instituto Português da Juventude -.
O modelo de actuação do Do Something é único, não só pela aposta nas ferramentas tecnológicas modernas, como a Internet, Web 2.0. e redes móveis, como também pela diversidade de oportunidades de participação e de oferta de acções de voluntariado que proporciona. As propostas são adaptáveis a cada jovem, informais, apelativas na comunicação e de retorno tangível, garante a TESE.
Actualmente, está a ser dinamizada uma carrinha Do Something, num tour de Verão pelo país (por praias, festivais e cidades) para divulgação do projecto. A iniciativa visa desafiar os jovens a realizarem acções criativas, com impacto e a favor de um mundo melhor.
Após a fase de lançamento, o Do Something irá lançar campanhas por diversas causas, associando-se a celebridades nacionais, com o apoio do sector privado. Irá também promover a criação de clubes Do Something em escolas e associações, atribuir pequenos subsídios a jovens e divulgar milhares de oportunidades de participação, através da oferta na sua base de dados e de acções online. A TESE, através do Do Something, irá realizar acções de formação para jovens líderes comunitários, activistas e empreendedores. Prevê-se também a organização de uma entrega de prémios Do Something aos jovens e projectos que tiverem maior impacto.
Os jovens que querem realmente “fazer algo” por um mundo melhor podem-se dedicar a causas tão diversas como globais - a discriminação, o ambiente, a pobreza, a saúde, a educação, a política internacional, as catástrofes, o VIH/SIDA e a Sexualidade ou a violência e o bullying.

In FEC

Sem comentários: