quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Com Chopin e Paderewski
22 Outubro a 27 Novembro 2010
Vários locais em Cascais
Câmara Municipal de Cascais
Telf.: 214815904
www.cm-cascais.pt

Programa completo aqui

"Ouvindo Chopin” é o título da exposição colectiva de pintura que será inaugurada no próximo dia 22 de Outubro, pelas 18h30, na Casa de Santa Maria, em Cascais. A mostra é composta por obras inspiradas nas melodias do compositor Frédéric Chopin da autoria de artistas polacos.
Esta exposição de pintura assinala em Cascais o início das comemorações do bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin (1810-49) em associação com os 150 anos do nascimento de Ignacy Jan Paderewski (1860-1941), iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Embaixada da Polónia e que integra ainda um ciclo de concertos, conferências, conversas com escritores, num programa a decorrer até 27 de Novembro em vários equipamentos culturais do concelho.
Frédéric Chopin e Ignacy Jan Paderewski são dois dos nomes maiores da História da Música Ocidental cuja actividade se cruzou de forma complementar, embora em tempos históricos diferentes. Ambos de origem polaca e virtuosos do piano, Frédéric Chopin e Ignacy Jan Paderewski investiram sobretudo na criação para este instrumento, influenciando de forma definitiva, embora distinta, o reportório, a didáctica, as premissas e a qualificação interpretativa do idioma pianístico.
Os quadros e esculturas patentes na exposição são da autoria pintores polacos Anna Stankiewicz-Odoj, Henryka Woerle, Jacek Krenz, Joanna Latka, Kasia Gubernat, Mariola Landowska e Kasia Wrona, que se inspiraram nas melodias do compositor Frédéric Chopin para desenvolver os trabalhos agora apresentados.
Entre os músicos que participam neste encontro destacam-se os pianistas António Rosado, Jorge Moyano, António Victorino d'Almeida, Karolmr Radziwonowicz. Os sons do jazz adaptados à obra de Chopin serão interpretados pelo Trio de Filipe Melo.
As conferências estarão a cargo de Irene Pimentel, Paulo Ferreira de Castro e Alicja Knast. Serão ainda apresentados os livros de Isabel Zambujal e Maria Pedro, autoras do livro ”Dó e Mi descobrem Chopin”, de José Jorge Letria, autor da obra “A última Valsa de Chopin” e de Cristina Carvalho, autora do livro “Nocturno o Romance de Chopin”.

Sobre Frédéric Chopin - No ano do nascimento de Frédéric Chopin (1810) a Polónia era um país praticamente invisível na cartografia devido às divisões territoriais entre a Prússia (que detinha Varsóvia) e a Rússia. Em termos musicais circulavam na Polónia sobretudo o reportório vocal italiano e as influências francesas e alemã para os restantes géneros. As tradições locais, musicalmente ricas, apesar da sua restrita afirmação, confirmaram-se como uma fonte importante para o compositor desde cedo. O seu pensamento musical conjugou uma linguagem instrumental idiomática genuinamente pianística com a singularidade das linhas vocais, sobretudo na construção do fraseado e “respiração”. O resultado, profundamente original, oferece uma aliança entre tradição e modernidade de extraordinário equilíbrio.

Sobre Ignacy Jan Paderewski - Tal como Chopin, permaneceu longos períodos nos principais centros musicais da Europa. Figura polivalente, foi, para além de pianista e compositor, também um político e diplomata activo, desenvolvendo uma actividade incansável enquanto humanista e defensor da causa nacionalista da Polónia. Pianista já consagrado, especializou-se no legado de Chopin, promovendo a preservação do texto musical através de edição crítica e firmando um marco na história da interpretação. Pelo seu significado histórico e simbólico acrescido será lançado um postal alusivo à passagem de Ignacy Jan Paderewski pelo Estoril, em 1940, a caminho do exílio nos Estados Unidos da América, por força dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

In Câmara Municipal de Cascais

Sem comentários: