sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal Animal
Proteja a Saúde e Segurança do seu Animal de Estimação

O Natal e o Ano Novo podem ser perigosos para um cão ou um gato, e os perigos escondem-se até nas coisas que parecem ser as mais inofensivas. Desde a cozinha à sala, a quadra das festas é uma armadilha que pode ser fatal para o seu animal.
Nesta época tenha um cuidado redobrado e aumente a vigilância de animais e crianças, tendo o cuidado de eliminar todas as coisas que podem representar um perigo, desde os enfeites da árvore de Natal até à ameaça das guloseimas espalhadas sobre as mesas.
Pode parecer inofensivo, mas é extremamente perigoso deixar um gato ou um cão brincar com fitas de Natal, laços de prendas e qualquer tipo de fios ou elásticos. Ao serem engolidas, as fitas e cordéis muito provavelmente vão provocar obstruções graves, podendo mesmo ficar enrolados ao redor de órgãos como o estômago e os intestinos. Regra geral, são situações que obrigam a intervenção cirúrgica e que, se não forem detectadas atempadamente podem constituir um risco de vida para o animal.
As fitas das árvores e dos próprios presentes ser podem ingeridas ou ficar enroladas à volta do pescoço; as bolas e outros pendentes podem partir-se e ficar com arestas afiadas; as luzes podem ser mordidas; as plantas típicas desta época são geralmente venenosas, como o azevinho; os cinzeiros ficam com restos de cigarros e os copos com restos de bebidas alcoólicas, o que representa um risco grave de intoxicação.
Há coisas que para nós parecem inofensivas e que podem ser potencialmente fatais para um animal durante a época de Natal.
A poinsettia, vulgarmente chamada flor do Natal, é venenosa, tal como o azevinho. Mas também é preciso ter cuidado com pequenos objectos que podem sem engolidos por um gato ou cão e fazer engasgar ou sufocar, com fitas e fios que podem ser ingeridos, com sacos deixados abandonados e cujas alças se podem enrolar à volta do pescoço dos animais e com muita comida da época que é muito perigosa para os animais de companhia: o chocolate, as nozes em geral, as bebidas alcoólicas doces, a massa levedada crua, os ovos crus, os ossos que possam ser deixados abandonados numa bancada, o café e comida que tenha ganhado bolor, bem como as próprias agulhas dos pinheiros naturais que caem ao chão e podem ser engolidas por um gato ou cão.
Além de tudo, com muita gente a entrar em casa e portas esquecidas abertas, é sempre possível um animal fugir sem darmos conta. Por tudo isto, coloque o animal num quarto tranquilo enquanto aprecia a festa.

Natal Feliz e em segurança
São os desejos de toda a equipa do
Refúgio da Bicharada
Rua das Túlipas lote 44 – Lombos Sul – Carcavelos – 21 456 90 09

Sem comentários: