sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Site da ONU apresenta 150 mil áreas protegidas em todo mundo
216 das «belezas naturais» são em Portugal
Viajar por mais de 150 mil áreas protegidas pouco conhecidas do planeta está agora à distância de um clique
www.protectedplanet.net

O site interactivo ProtectedPlanet.net, resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente (PNUA) e da União Mundial de Conservação da Natureza (UICN), foi lançado ontem e inclui informações sobre locais onde a natureza é privilegiada, 216 dos quais são situados em Portugal.
No nosso país, de entre as áreas e parques recomendados pelo portal, encontram-se a Serra d'Aire, os Parques Naturais da Arrábida, de Sintra e da Madeira, o Estuário do Tejo, a Costa Vicentina ou o Litoral de Esposende, por exemplo.
Este projecto tem como objectivo recorrer ao mundo virtual no sentido de dar a conhecer e sensibilizar os seus utilizadores para a importância da protecção dos parques e reservas naturais de todo o mundo, desde os fiordes da Noruega aos vulcões da Austrália.
Ao aceder ao site, os cibernautas, através de imagens de satélite, podem seleccionar diferentes zonas protegidas e, ao aproximar a imagem, conseguem obter várias informações sobre as espécies ameaçadas ou sobre as plantas autóctones. Além disso, os utilizadores podem descarregar no mapa mundo fotografias de viagens que fizeram às áreas protegidas que estão a visualizar, assim como relatar as suas experiências.
Isto pode inspirar outras pessoas a fazerem a viagem, levando assim receitas para as comunidades locais, muitas vezes pobres e em zonas remotas do globo, explica o PNUA em comunicado.
Segundo a ONU, a indústria do ecoturismo está a crescer rapidamente, representando 77 mil milhões de dólares (55,6 mil milhões de euros) no mercado global do turismo. À medida que aumenta a preocupação com as alterações climáticas, cada vez mais turistas estão a escolher fazer férias amigas do Ambiente, incluindo visitas a áreas protegidas, constata o PNUA.
Os parques nacionais e as áreas protegidas representam uma resposta chave e eficaz para conservar e gerir estes bens naturais do planeta, comentou Achim Steiner, director-executivo do PNUA. Além disso, pode gerar receitas e modos de vida para as comunidades locais, acrescentou. No lançamento desta ferramenta, na Convenção da ONU sobre Biodiversidade nos Estados Unidos, também foi feito um alerta para a necessidade de protecção dos oceanos, uma vez que as autoridades norte-americanas alegam que o objectivo de proteger dez por cento dos oceanos até 2012 não vai ser cumprido.

In Ciência Hoje

Sem comentários: