sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cinema
Um Ano Mais
Título Original: Another Year
Realização: Mike Leigh
Elenco: David Bradley, Jim Broadbent, Lesley Manville
Género: Comédia - Duração: 129m
Classificação Etária: M/12
País: Reino Unido - Ano: 2010
Site oficial: www.sonyclassics.com/anotheryear

O realismo britânico está bem e recomenda-se: "Um Dia Mais", de Mike Leigh, foi um dos grandes acontecimentos de Cannes/2010 e chega agora às salas portuguesas.

Há uma espécie de obstinação no trabalho de Mike Leigh. Começa na paciente atenção aos sinais do quotidiano, passa pelo rigor na direcção dos actores, enfim, desemboca na construção de histórias profundamente ligadas aos afectos e ansiedades do nosso presente. Isso tem um nome, claro: realismo. E remete para uma tradição, porventura a mais perene e consiste de toda a produção europeia: o realismo britânico.
O mais recente filme de Mike Leigh — "Um Ano Mais" ("Another Year") — foi olhado com alguma indiferença por alguns jornalistas presentes no Festival de Cannes de 2010. Dir-se-ia que reagiam a "mais do mesmo". Num certo sentido, tinham razão: Leigh não se finge "vanguardista" e não aceita submeter-se à medíocre "sociologia" das ficções televisivas — permanece fiel a valores em que acredita.
O que mostra um filme como "Um Ano Mais" — centrado num casal cujo envelhecimento os transformou num reduto de "salvação" para alguns dos seus familiares e amigos — é essa intransigência com que se mostra a (falsa) banalidade da vida de todos os dias. Descobrindo, afinal, o carácter irredutível de cada ser humano.
Seria uma pena, sobretudo, que um filme destes fosse reduzido a uma coisa supérflua apenas porque não possui a ostentação das mais modernas técnicas de efeitos especiais... É bem verdade que muitas formas de marketing nos querem convencer que filmar é produzir uma espécie de fogo de artifício, ruidoso e efémero. Felizmente, ainda há cineastas como Mike Leigh que não esquecem que somos humanos, demasiado humanos.

in Cinemax RTP

Sem comentários: