sábado, 12 de fevereiro de 2011

As surpresas da semana

1 - "O Egipto é livre". Revolução pacífica garante demissão de Hosni Mubarak.

2 - Reportagem sobre a Poesia Incompleta.

3 - Passatempo: o Canal Hollywood oferece uma viagem para duas pessoas a Chicago (cinco dias com jantar e dinheiro para gastar!).

4 - Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A investigação sugere que o cérebro consegue filtrar tudo aquilo que foi absorvido durante o dia, retendo apenas aquilo que é mais importante enquanto dormirmos.

5 - O cancro do pulmão é a doença oncológica responsável pelo maior número de mortos por cancro na sociedade. No entanto, não se tem dado a devida atenção a um problema com uma carga social semelhante, por exemplo, à das doenças cardiovasculares. A PULMONALE, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, nasceu para colmatar esse desfasamento e, sobretudo, porque havia pouco apoio para os doentes de cancro do pulmão e para os seus familiares.

6 - Passatempo: a Saber Viver e Il Caffè di Roma oferecem 25 sacos especiais com mensagens românticas (participa até 17 Fevereiro 2011).

7 - Harmonizações com queijos e vinhos.

8 - Gostaria se o óleo usado na sua cozinha se transformasse em velas vegetais? Cinco portugueses gostam desta ideia e desenvolveram uma pequena máquina doméstica chamada OON. Uma solução ecológica para um resíduo doméstico altamente poluente, raramente entregue para reciclagem. Desta forma, para além de estar a ajudar o ambiente poderá produzir velas de diferentes cores, aromas e formas!

9 - Passatempo: cria um vídeo divertido e criativo sobre "Romance na Vila Galé" e podes ganhar duas noites com pequeno-almoço para duas pessoas e um jantar num Hotel Vila Galé (participa até 17 Fevereiro 2011).

10 - Uma receita a experimentar: Bolo de Aveia com Passas.

11 - Tendo em conta as muitas dificuldades que as pessoas com deficiência visual ainda enfrentam no acesso aos transportes públicos, a Rodoviária de Lisboa (RL) desenvolveu um sistema de informação sonora, instalado a bordo dos autocarros e junto a algumas paragens, aliado ao aproveitamento da energia solar, que melhora as acessibilidades. Foi o contacto com a comunidade invisual, por meio da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), que motivou a introdução do sistema sonoro no interior e no exterior dos autocarros, com informações acerca do destino, percurso e tempo de espera.

12 - O grande prémio da 54ª edição do World Press Photo (WPP) 2010 foi atribuído hoje ao retrato de uma mulher afegã mutilada no nariz, tirado pelo repórter fotográfico sul-africano Jodi Beiber.

13 - Passatempo: o Saúde de Faca e Garfo (Nestlé) oferece três iPod shuffle de 1GB (participa até 16 Fevereiro 2011).

14 - Duas décadas de aposta em auto-estradas e de fechos sucessivos de linhas de comboio fizeram com que Portugal perdesse, durante este período, 99 milhões de passageiros de caminhos-de-ferro. Dos 231 milhões de viagens de comboio realizadas em 1988, passou-se para 131 milhões em 2009, uma redução de 43 por cento. Este número ilustra, de forma clara, o que tem sido a evolução do uso da ferrovia em Portugal, em contraponto claro com aquilo que se passa na maior parte dos outros países europeus.

15 - Faça o seu registo no site My Baby da La Roche-Posay e receba um porta documentos My Baby (gratuito).

16 - Mozambit é um projecto de recolha de computadores usados que são posteriormente seleccionados, recuperados e formatados para instalação em escolas e bibliotecas em Moçambique. Esta é uma campanha organizada por um grupo de jovens voluntários. Contactos: Joana Sampaio - jtsampaio@mozambit.org; Telf.: 919868103/ 919868103; http://www.facebook.com/pages/MozamBit/151222784925445

17 - Passsatempo: a VANS oferece 3 gift packs com a nova colecção (participa até fim Fevereiro 2011).

18 - Em Portugal, o abandono de animais de estimação é um caso muito grave, talvez um anúncio como este fosse esclarecedor...

19 - Cancro da mama. Cientistas acham caminho para travar metastização.

20 - Passatempo: conte-nos o seu plano para o jantar romântico perfeito! E junte a receita mágica que inclua vaqueiro. As 5 participações mais originais ganham 1 curso de cozinha na academia de Sabores Vaqueiro em Lisboa! Participações válidas até 25 Fevereiro 2011.

Sem comentários: