terça-feira, 1 de março de 2011

Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.
Conheça algumas das vantagens desta terapia alternativa e use a natureza para curar o seu corpo e alegrar a sua alma.
O eucalipto dá uma sensação tão boa de frescura que faz parte da composição de vários produtos de limpeza. Já a lavanda traz tranquilidade e não é por acaso que é o odor mais presente em sabonetes para bebés e amaciadores de roupas infantis.
Em flores, perfumes, produtos de limpeza, remédios, temperos, óleos e cosméticos, os aromas interferem bastante na saúde e no nosso estado de espírito. Podem deixar-nos mais calmas e tratar problemas como acne e reumatismo.

ESSÊNCIAS MILAGROSAS

Lavanda – Relaxamento
Ajuda a relaxar, combate as insónias e alivia o stress.
Modo de Usar: Antes de ir dormir, prepare uma botija de água quente com algumas gotas do seu óleo essencial.

Citronela – Criatividade
É um estimulante mental que desperta a imaginação.
Modo de Usar: Quando precisar de ânimo, acenda um incenso de citronela e deixe-o queimar até ao fim.

Alecrim – Alegria
Melhora a memória e é um antidepressivo natural.
Modo de Usar: Deite num difusor algumas gotas de óleo essencial (encontra-se em lojas de produtos naturais) e relaxe.

Ilangue-Ilangue – Sensualidade
É um aroma afrodisíaco, bom para ser usado a dois!
Modo de Usar: Massaje o seu parceiro com o óleo de ilangue-ilangue e deixe a sensualidade aflorar.

Hortelã – Clareza
Diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.
Modo de Usar: Ferva as folhas e inale o vapor durante alguns minutos. Depois, deixe o cheiro espalhar-se pela casa.

Cedro – Tranquilidade
Usado para aliviar vários problemas respiratórios.
Modo de Usar: Coloque gotas de óleo em folhas secas e envolva-as em tecido. Deixe no meio da casa para perfumar.

Cânfora – Frescura
A essência é refrescante, indicada para casos de constipações e reumatismo. Também encontrada na composição de muitos cremes faciais, a cânfora ajuda a controlar a oleosidade da pele, mantendo-a hidratada mas seca.
Modo de Usar: Nos casos de constipações e reumatismo, coloque a essência num difusor. Para a pele, faça uma massagem facial com o óleo e lave com água fria de seguida.

in Gastronomias

Sem comentários: