terça-feira, 29 de março de 2011

Campanha de recolha de medicamentos ajuda a reflorestar Parque Natural do Alvão
Parceria Valormed – Quercus
www.quercus.pt

Numa altura em que se comemora o Ano Internacional das Florestas, a Valormed, empresa de gestão de resíduo de embalagens e medicamentos fora de uso, em parceria com a Quercus, aposta na valorização e recuperação do património ambiental. Através da campanha de recolha de medicamentos a Valormed lança as sementes para a reflorestação do Parque Natural do Alvão.
Entregue os medicamentos fora de uso e trate do Ambiente” é o mote da campanha que arranca hoje envolvendo cerca de 2800 farmácias e com uma forte presença em televisão, imprensa e rádio.
Com esta campanha a Valormed pretende, juntamente com a Quercus, reunir esforços para reforçar a gestão, a conservação e o desenvolvimento sustentado das florestas. Numa altura em que se comemora o Ano Internacional das Florestas a Valormed lança o desafio: reflorestar uma das áreas do Parque Natural do Alvão.
Segundo Paulo Lucas, dirigente da Quercus «é importante reunir esforços para melhorar o coberto vegetal do Parque Natural do Alvão. Restabelecer o coberto arbóreo e arbustivo autóctone em terrenos públicos e baldios, através da plantação/sementeira de árvores e arbustos autóctones, nomeadamente algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção, e do aproveitamento da regeneração natural, é a prioridade deste projecto.»
A adesão dos utentes a esta acção, através da entrega de medicamentos fora de uso nas farmácias, levará a Valormed a reconverter os desperdícios em árvores, as quais estão destinadas a valorizar e manter a riqueza ambiental de um dos parques naturais de Portugal.
«No ano em que se celebra a biodiversidade das florestas, a Valormed, enquanto empresa ambientalmente responsável, procura não só alertar para a necessidade de uma correcta gestão das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso, mas também fomentar uma maior participação cívica e consciência ambiental para a preservação e conservação das florestas. Este é um dever de todos nós», sublinha José Carapeto, Director-geral da Valormed.
Actualmente, a Valormed efectua recolha e aconselhamento ao público em mais de 2800 farmácias que apoiam esta causa. Todo o material recolhido nas farmácias é objecto de um processo de triagem e reencaminhado posteriormente para reciclagem e valorização, reduzindo o impacto negativo destes resíduos no ambiente.

Sobre a Valormed
A Valormed é a Sociedade gestora responsável pela gestão do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos - SIGREM - licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia. Os seus sócios são a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), Associação Nacional de Farmácias (ANF) e Associações de Empresas Distribuidoras de Medicamentos (Groquifar e Fecofar). Mais informações em www.valormed.pt

in Quercus

Sem comentários: