segunda-feira, 11 de abril de 2011

Crise... mas pouco. Portugueses esgotam gadgets, férias e concertos.

 Se calhar é porque tristezas não pagam dívidas. Ou então é porque toda a gente sabe que vêm aí tempos ainda mais difíceis, e o melhor é aproveitar enquanto ainda se pode. A verdade é que há muitas áreas do consumo onde a crise não se nota absolutamente nada. Não são diamantes nem carros Aston Martin; são os pequenos luxos que os portugueses não dispensam. E é por isso que esgotam.

iPad 2 esgotou em três dias
Tecnologia A crise até pode ser uma chatice, mas ninguém quer saber disso quando se trata do último grito da Apple. O tablet da moda, iPad 2, chegou a Portugal numa sexta-feira e já não havia sinal dele na segunda--feira a seguir. Esgotou em todo o país e algumas lojas nem o puseram na montra, porque já estava vendido nas pré-reservas. O iPad 2 custa entre 479 e 799 euros e foi lançado mundialmente em Março.

Corrida às férias da Páscoa
Viagens Sim, os hotéis estão a abarrotar e já não há lugares de avião que cheguem para tanta procura. Se há coisa sem a qual o português não passa é um pouco de sol nas miniférias da Páscoa. As agências de viagem até estavam receosas do impacto da crise, mas a verdade é que o Algarve está praticamente cheio, já não há lugar nos voos para o Brasil e os pacotes para as ilhas Canárias também esgotaram.

Campeões das máquinas Nespresso
Café Apesar de ser um mercado pequeno, Portugal está no top dez mundial da Nespresso, que lançou a histeria do café em cápsulas há alguns anos e ficou conhecida por gerar longas filas nas boutiques de rua em Lisboa, especialmente a do Chiado. Não se sabe ao certo quanto a Nespresso cresceu em Portugal no ano passado, mas foi seguramente “a dois dígitos”, disse a empresa. Cada máquina custa pelo menos 140 euros.

50 euros para ver Lady GaGa? Vamos embora
Espectáculos O preço mínimo dos bilhetes para ver Lady GaGa no seu primeiro concerto em Portugal era 50 euros, mas isso não impediu que o espectáculo no Pavilhão Atlântico esgotasse. Para este ano, os festivais de Verão serão os maiores sorvedouros de dinheiro: o Optimus Alive, que tem o cartaz mais sonante de todos, custa entre 50 a 129 euros, conforme se trate de passes de um, três ou quatro dias.

Pulseiras Pandora são um fenómeno
Acessórios A mania não é de agora mas nos últimos meses parece que é moda esgotarem peças para as pulseiras Pandora. Cada pulseira simples custa em torno de 60 euros e cada peça, das mais baratas, fica entre 22 e 29 euros. Se uma pulseira leva qualquer coisa como dez a 15 peças, estamos a falar de um mínimo de 400 euros para compor a coisa. Em Fevereiro havia várias peças esgotadas (Hello Kitty era uma delas).

Nintendo 3DS está a voar das prateleiras
Videojogos Já é a consola mais vendida de sempre da Nintendo na Europa; e em Portugal para lá caminha. A consola portátil da empresa japonesa, que permite ver 3D sem recurso a óculos especiais, chegou a Portugal no mesmo dia do iPad 2, custa 249,90 euros e vendeu 500% mais do que as antecessoras no primeiro fim-de-semana (Nintendo DSi e DSi XL). Nem a Wii conseguiu um feito destes em Portugal.

Casa cheia na Luz para receber PSV
Futebol Não foi só de golos que o Benfica encheu o papo na quinta-feira: o estádio da Luz esgotou para a primeira-mão dos quartos-de-final da Liga Europa entre o SL Benfica e o PSV Eindhoven – que a equipa portuguesa ganhou por 4-1. Isto significa qualquer coisa como 60 mil pessoas no estádio, com os bilhetes a custarem entre 12 e 50 euros para os sócios e de 25 a 75 euros para os não-sócios.

Novo centro cultural da EDP: 16 milhões
Cultura A EDP sabe que os portugueses adoram um belo centro cultural e por isso vai construir um novo em Belém. Ao lado do Centro Cultural de Belém e do futuro Museu dos Coches. O projecto custa 16 milhões de euros e é liderado pela arquitecta britânica Amanda Levete. Anfiteatro, café, loja e área de exposição de 1600 metros quadrados são os grandes atractivos. Porque é preciso distrair da crise...

por Ana Rita Guerra (9 Abril 2011), in I

Sem comentários: