sexta-feira, 8 de abril de 2011

Descobrir o Alentejo
Visit Portugal
www.visitportugal.com

O Sol no Alentejo é mais dourado. Encante-se com esta luz, explorando a natureza da região.
Passeie pela Serra d'Ossa e Monfurado ou explore o Parque Natural da Serra de S. Mamede. No estuário do Sado descubra todo um habitat único e nas barragens sinta a tranquilidade das águas.
Parta em descoberta da costa, numa praia contínua de Tróia a Sines, prosseguindo depois para um cenário mais selvagem, de recantos idílicos escondidos entre falésias.
Redescubra o passado alentejano, num roteiro que inclua as ruínas de São Cucufate e Pisões, viaje do Neolítico à Idade Média pelo circuito arqueológico de Castro da Cola e embrenhe-se nas Ruínas de Miróbriga.
Conheça a identidade alentejana entranhada em cada ponto de Arraiolos, nos trabalhos dos mármores, nos puros cavalos lusitanos ou nos deliciosos vinho e pão alentejanos. Em Beja conheça os segredos da planície e em Marvão ascenda até ao "ninho de águia".
Em Alqueva e no Guadiana encante-se com histórias da fronteira e terras ribeirinhas e no Campo Branco conheça a riquíssima avifauna das estepes.
Mas se procura emoção, não vai ficar desapontado: o Alentejo é também cenário privilegiado de actividades ao ar livre. Pode percorrer a região a cavalo ou em BTT ou julgar que está a explorar uma savana africana num safari em pleno Alentejo.
Viva em pleno o prazer no Alentejo e não se esqueça das delícias gastronómicas. Conheça os queijos de Serpa, de Évora e de Nisa; trace uma rota do azeite pelos lagares e cooperativas e coleccione as ervas e os aromas da região. E no fim, como sobremesa, saboreie o céu na terra, provando os divinos doces conventuais.

Alentejo: Turismo rural

Casas caiadas de branco no meio do campo, muitas vezes pequenas aldeias recuperadas para turismo rural. Conheça os prazeres de ficar num monte alentejano!
Alojamentos únicos, enquadrados no espaço rural e erguidos no meio da natureza, os montes alentejanos são por excelência um sítio para descansar. São casas caiadas com barras azuis ou amarelas, muitas vezes pequenas aldeias até, em plena planície, no meio da natureza, com searas a perder de vista.
No Alentejo, o Turismo no Espaço Rural faz-se sem pressas, tendo como principal inspiração arquitectónica o aproveitamento de antigos aglomerados populacionais designados de montes. Propriedades que, hoje, são vestígio e testemunho da ruralidade de algumas aldeias desta região portuguesa.
No Alentejo, encontra montes para todos os gostos, muitos com actividades que vão preencher os seus dias de férias em família: passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta, ski aquático em lagoas e barragens. Aqui ficam algumas sugestões: Monte do Chora Cascas (Montemor-o-Novo), Casa de Peixinhos (Vila Viçosa) e Herdade da Negrita (Moura).
Aproveite, ainda, para conhecer a riqueza histórica e arquitectónica bem preservada da região, visitando as cidades de Évora, Estremoz, Vila Viçosa e Beja ou seguindo a Rota dos Vinhos do Alentejo.

in Visit Portugal

Sem comentários: