sexta-feira, 29 de abril de 2011

Receitas do Turismo continuam a aumentar

As receitas geradas pelos turistas estrangeiros em Portugal voltaram a aumentar no mês de Fevereiro de 2011, reforçando o importante e crescente contributo do sector turístico para a economia nacional e o equilíbrio das contas externas.
Segundo nota de imprensa da Turismo de Portugal, o aumento verificado nas receitas foi superior ao desempenho dos indicadores hóspedes e dormidas, em linha com os objectivos estratégicos contidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo que consagra a necessidade de crescer mais em receitas do que em número de turistas.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, as receitas turísticas geradas pelos visitantes estrangeiros aumentaram 8% em Janeiro e Fevereiro em relação ao mesmo período de 2010, totalizando 794 milhões de euros.
Estes resultados estão na base de um crescimento de 16% do saldo positivo da balança turística, demonstrativo do importante contributo do turismo para a economia enquanto principal sector exportador nacional.
O crescimento das receitas em Fevereiro ocorreu na generalidade dos mercados estratégicos, com destaque para a França, mas também na Holanda, Itália e Espanha. Já noutros mercados em crescimento, como o Brasil e os Estados Unidos, registaram-se aumentos de dois dígitos, que somaram ao comportamento muito positivo que vêm tendo desde o ano passado.
O mercado francês posicionou-se até Fevereiro como o segundo mercado externo mais importante, sendo o que mais contribuiu para o aumento das receitas (mais 10,9 milhões de euros) e liderando também o crescimento relativo nas dormidas (mais 15,4%) e no número de hóspedes (mais 20,6%). O número de hóspedes e dormidas registou ainda importantes crescimentos noutros mercados como a Polónia, a Rússia e os Estados Unidos.
Por outro lado, observa-se que os turistas preferem de forma crescente os estabelecimentos de alojamento mais qualificado para as suas estadias: as dormidas nos empreendimentos turísticos (hotéis, pousadas, hotéis apartamentos, aldeamentos e apartamentos turísticos) cresceram acima da média da generalidade dos estabelecimentos.
O turismo é hoje a principal actividade exportadora nacional, tendo representando em 2010 14% das exportações de bens e serviços e 43,3% das receitas de exportações de serviços.

in Vai Passear

Sem comentários: