segunda-feira, 2 de maio de 2011

Exposição 100 Anos Arte Portuguesa
Até 29 Maio 2011
Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães
Av. Rei Humberto II de Itália, Parque Marechal Carmona, Cascais (entrada junto à Marina)
Entrada gratuita
3ª a 6ª feira das 10h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

clique na imagem para ampliar

Está patente no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, a exposição “Arte Partilhada Millennium bcp – 100 Anos de Arte Portuguesa”. Abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea, a mostra reúne uma selecção de obras de autores portugueses cuja produção artística se situa entre os anos de 1884 e 1992.
A exposição que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, foi desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp e insere-se no ciclo de exposições de pintura "Arte Partilhada" iniciado em Maio de 2009, com itinerância em Aveiro, Bragança, Évora, Funchal, Lisboa, Oeiras, Porto e Viseu. Através da partilha do seu património e alargando a sua colecção de pintura a novos olhares e novos públicos, o Millennium bcp visa contribuir com esta iniciativa para o enriquecimento cultural do país.
Até dia 29 de Maio, o púbico vai poder apreciar obras de Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, René Bertholo e Vieira da Silva.
Catálogo para todas as idades
Para além do catálogo oficial da exposição, concepção gráfica do atelier Silva Designers que integra fotografias das obras expostas e textos científicos da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, esta mostra destaca-se pela preocupação com o público mais novo através da distribuição gratuita da publicação “À Descoberta de... uma Colecção de Pintura” que “troca por miúdos” as obras expostas, lançando aos jovens o desafio da descoberta da arte. Da autoria da historiadora de arte Sofia Lapa e com design de Nuno Caniça o livro partilha com o público escolar chaves de interpretação de algumas obras.

in CMCascais

Sem comentários: