quinta-feira, 12 de maio de 2011

Festa dos Museus 2011 – Museu e Memória
14 de Maio 2011 – Noite dos Museus
18 de Maio 2011 – Dia Internacional dos Museus
Vários locais em Portugal
Os visitantes gozarão de entrada gratuita: 14 de Maio, a partir das 18h e 18 de Maio, das 10h às 18h.

Progama completo no site IMC

clique na imagem para ampliar

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) associa-se mais uma vez às comemorações da Noite dos Museus – sábado 14 de Maio – e Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio. O tema das comemorações em 2011 é MUSEU E MEMÓRIA. Os objectos contam a vossa história. Os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.
O mês de Maio tem uma relevância muito especial para os museus devido a duas importantes datas que têm lugar neste período: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
- A Noite dos Museus, iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, realiza-se este ano a 14 de Maio, sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. As actividades culturais e festivas desenvolvem-se a partir das 18 horas até por volta da meia-noite.
- O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2011 sob o mote “Museus e Memória”, integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva.
Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação. Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2011, devendo todas as actividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.

in IMC – Instituto dos Museus e da Conservação

Sem comentários: