sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vacina Leishmaniose já disponível
Clínica SOS Animal
Contactos e Horário: seg a sexta: 15h às 20h; sábados: 10h às 15h
Telf.: 218044981 /E-mail: clinica@sosanimal.com
www.sosanimal.com

A Leishmaniose é provavelmente a doença infecciosa que mais afecta actualmente a saúde da população canina em geral. Sendo Portugal uma zona endémica de Leishmaniose, é uma doença cada vez mais diagnosticada e há muito que se anseia por um modo de prevenção efectivo que ajude a combater este flagelo.
Já está disponível a primeira vacina na Europa contra a leishmaniose canina. Com o nome CaniLeish®, a Virbac lançou no último dia 24 de Maio a tão aguardada vacina. A Canileish® é uma vacina cuja eficácia foi demonstrada em vários estudos que incluíram um ensaio de campo em condições extremas. Comprovou a sua eficácia, mostrando uma capacidade de reduzir em quatro vezes o risco de os pacientes desenvolverem doença em zonas altamente endémicas.
A vacina da Leishmaniose pode ser administrada a partir dos seis meses de idade e recomendam-se dois reforços adicionais para além da inoculação inicial, com 3 semanas de intervalo. Recomenda-se que seja realizado um teste de despiste rápido antes da vacinação para que se evite vacinar os animais já portadores da doença. O rappel é feito anualmente apenas com uma dose. Não deverão ser administradas outras vacinas com um intervalo inferior a 15 dias em relação à vacina em questão. Segundo os ensaios efectuados, a vacina não irá provocar qualquer tipo de reacção diferente das vacinas já existentes.
A vacina vem assim dar-nos um novo ânimo, mudando totalmente a nossa perspectiva preventiva e abrindo portas para um novo nível de protecção contra a Leishmaniose.

Questões pertinentes:

1) Porque Portugal foi o país escolhido para o lançamento da vacina CaniLeish®? R: Segundo a Virbac, a vacina CaniLeish® utiliza uma tecnologia inovadora na produção de vacinas. Na CaniLeish® não se encontra o parasita (Leishmania infantum) que causa a Leishmaniose. A vacina é elaborada com uma proteína extraída do parasita que induz a imunidade aos animais vacinados. Essa tecnologia, obriga a Virbac® a construir uma fábrica exclusiva para a produção da CaniLeish®. Devido à limitada capacidade de produção actual, a Virbac® optou pelo lançamento em Portugal que é um dos menores países europeus. Com o aumento da capacidade de produção a vacina será comercializada na Espanha, França, Itália e demais países dentro da comunidade europeia.

2) Todos os animais podem ser vacinados? R: Não! Somente cães negativos para Leishmania poderão ser vacinados. Antes de aplicar a vacina o cão deve ser submetido ao despiste da doença. Não há estudos e indicação para a aplicação em outras espécies animais.

3) Qual a eficácia da vacina? R: A Virbac® apresentou 3 estudos realizados em Paris, Milão e Barcelona que foram utilizados para a obtenção da licença de comercialização na comunidade europeia. Nesses estudos o percentual de protecção da vacina foi de 92,7%. A vacina reduz em 4 vezes o risco do cão desenvolver Leishmaniose.

4) Qual é o protocolo de vacinação recomendado? R: A idade mínima para receber a vacina é de 6 meses. No primeiro ano, os cães devem receber 3 doses com intervalo de 3 semanas. É necessário o reforço anual. A CaniLeish® não deve ser administrada conjuntamente com outras vacinas.

5) A vacina produz algum efeito colateral no meu animal? R: Como toda vacina, a CaniLeish® só pode ser aplicada em cães saudáveis. Para isso é necessária a realização do despiste da doença e a avaliação clínica realizada por um Médico Veterinário. As reacções observadas nos estudos (hipertemia, diarreia, vómitos, dor no local de aplicação) foram ligeiras e auto-limitantes.

Clínica SOS Animal

Sem comentários: