segunda-feira, 20 de junho de 2011

Programa Voluntariado Jovem para as Florestas
Tens entre 18 e 30 anos? Inscreve-te!!
Inscrições até 30 de Setembro 2011
Todo o país
Linha da Juventude: 707 20 30 30
Mais informações e formulários: Jovens e Entidades Promotoras

O Programa abre candidaturas para:
entidades promotoras - de 1 de Maio a 15 de Setembro
jovens voluntários - de 1 de Maio a 30 de Setembro

Como provavelmente já sabes, o Programa tem como objectivos: incentivar a tua participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular; reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
São as seguintes as áreas de actividade em que podes colaborar: a sensibilização das populações para o risco de incêndio; a vigilância; a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais; a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a a Autoridade Florestal Nacional consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras.

Que entidades se podem candidatar
Qualquer instituição pública ou privada ou organismo sem fins lucrativos poderá ser promotor de um projecto a nível local ou regional, nomeadamente: Câmaras Municipais; Juntas de Freguesias; Associações Juvenis; Associações de Produtores Florestais; ONGA - Organizações Não-governamentais Ambientais.

Jovens voluntários
Podem participar jovens entre 18 e 30 anos de idade.
Podes inscrever-te Junto da Loja Ponto JA do IPJ da tua área de residência.
As candidaturas decorrem de 1 de Maio a 30 de Setembro, inclusivé.
Para te inscreveres precisas preencher um formulário específico e entregar uma Declaração de Honra em como não cometeste nenhum crime contra a natureza, sendo que ambos os modelos são disponibilizados pelas Lojas Ponto JA do IPJ e estão disponíveis neste Portal, na área formulários.
Não há custos de inscrição neste Programa.
O IPJ garante aos jovens participantes nos projectos: uma bolsa diária no montante de de 10€; um seguro de acidentes pessoais; equipamento; um certificado de participação a emitir pela Direcção Regional do IPJ.

Colabora connosco: protege a floresta e ajuda a na sua preservação.

in Portal da Juventude

Sem comentários: