sábado, 18 de junho de 2011

Tutti-Frutti de Joana Vasconcelos Inaugura Arte «Allgarve’11»

Uma escultura, quatro metros de altura, centenas de formas de praia em plástico e o título Tutti-Frutti. Tudo isto resume uma das mais recentes peças da artista Joana Vasconcelos que ficará exposta no aeroporto de Faro a partir do dia 1 de Junho. A exposição do gelado gigante em aço será a primeira da programação de arte contemporânea «Allgarve’11».
Já esteve no stand do Turismo de Portugal durante a Bolsa de Turismo de Lisboa 2011 e agora chega ao Algarve para encher a vista – nos seus quatro metros de altura e mais de dois de largura – de todos os que passarem pelo aeroporto de Faro. A escultura Tutti-Frutti é colorida, alegre e sedutora. Adjectivos à parte, apresenta-se na forma de um enorme gelado de cone construído através de inúmeros moldes de plástico usados normalmente para brincar na praia.
E o impacto visual da peça é impressionante, garante o atelier de Joana Vasconcelos: «À distância, o gigantismo e o colorido captam a imediata atenção do público, e a escala inusitada surge como um convite para a entrada num mundo de ilusão e de fantasia».
Esta escultura pode ser vista até 30 Setembro e mostra de forma hiperbólica a ambiguidade e a ilusão de muitas das opções consumistas que as pessoas fazem todos os dias.
A artista plástica Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa e já conquistou vários prémios: em 2006 recebeu o «The Winner Takes It All», da Fundação Berardo, com a obra Néctar, actualmente instalada no Museu Colecção Berardo; em 2003, foi-lhe atribuído o prémio «Fundo Tabaqueira Arte Pública» para o projecto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes, em Lisboa; e em 2000 venceu o «Prémio EDP Novos Artistas», reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional.
Joana Vasconcelos expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro desde 1994 e tem o seu trabalho representado em diversas colecções públicas e privadas, dentro e fora do país.

in Vai Passear

Sem comentários: