terça-feira, 12 de julho de 2011

Museu do Douro mostra vida e obra da Ferreirinha
Fundação Museu do Douro
Rua Marquês de Pombal
5050-282 Peso da Régua
Telefone: 254 310 190
E-mail: geral@museudodouro.pt
www.museudodouro.pt

Dona Antónia, uma vida singular”, exposição que comemora os 200 anos de nascimento de D. Antónia Adelaide Ferreira, inaugura no dia 8 de Julho, às 18h30, na sede do Museu do Douro, em Peso da Régua, onde poderá ser vista até Abril de 2012. A Ferreirinha, como ficou conhecida, é ainda hoje um símbolo da iniciativa, perseverança e luta individual em defesa do Douro e da Região Vinhateira.
Esta mostra evoca o percurso de uma mulher única e independente, singular no seu tempo, bem como as relações entre a família e a empresa no contexto da viticultura duriense e do comércio do vinho do Porto. Para recriar a sua vida e obra, e todo o ambiente de uma época, vão estar em exposição pinturas, fotografias, jornais, bibliografia, fac-similes de documentos ilustrativos do seu trajecto e objectos representativos dos costumes e quotidiano de então. Além do acervo do Museu do Douro, as peças provêm de colecções públicas, como a do Palácio de Mafra, Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, Sogrape, IVDP, e privadas, sobretudo de descendentes de Dona Antónia.
Sem vontade de protagonismo político, a Ferreirinha foi proprietária e gestora de várias quintas que herdou e comprou, estando atenta a todas as iniciativas económicas que pudessem sustentar a Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto. Fez da garantia da qualidade do vinho do Porto um dos seus objectivos de vida.
Símbolo do empreendorismo, mas também do altruísmo e da generosidade, é sua a frase “cada um na sua terra deve fazer tudo o que seja para bem da humanidade” (1855). A par de um caráter solidário, Dona Antónia contribuiu de forma efectiva para o reforço económico da empresa que dirigiu e para a riqueza do país, da região onde criou oportunidades, para si, para a família e para todos aqueles que com ela trabalharam.
Com co-financiamento do Programa ON2 e apoio da Turismo do Douro, associam-se a esta exposição como principais mecenas a Sogrape, Banco BPI, Barbosa & Almeida, Tintas Cin e o Horto Moreira da Silva.

Exposição de Dona Antónia impulsiona projecto do Serviço Educativo
A acompanhar as comemorações do bicentenário de nascimento de Dona Antónia, ao longo de 2011 e até Maio de 2012, o Serviço Educativo do Museu do Douro, em parceria com professores, alunos e outros agentes educativos e culturais, vai implementar o BIOS – Biografias e Identidades. Projecto com Escolas 2011/2012. Esta iniciativa entende a biografia como forma de relacionar o indivíduo e o contexto em que vive, perspectivando a força da figura de Dona Antónia Ferreira como um elemento a reter na vida do território que é o Douro, do século XIX à actualidade.
Do património material e imaterial do Douro, das castas à fauna e flora, à tipologia da paisagem, este projecto pretende construir uma colecção de BIOS que reflectem sobre o património histórico e actual.

in Vai Passear

Sem comentários: