terça-feira, 19 de julho de 2011

Paisagem natural do Douro é a preferida dos portugueses

A marca Douro é uma das mais atractivas para os portugueses, que elegem a paisagem natural duriense como a mais arrebatadora de Portugal. A conclusão é do “Estudo de avaliação da atractividade dos destinos turísticos de Portugal Continental para o mercado interno”, realizado durante o ano de 2010 pela Brandia Central para o Turismo de Portugal, e cujos resultados foram agora divulgados. Ao falar no Douro, os portugueses destacam ainda a qualidade da oferta hoteleira e da gastronomia local.
Caracterizada “pelo seu relevo em socalco, pelas vinhas, pelo rio e pela cor”, a paisagem, considerada única, é a que mais seduz os portugueses – obteve a melhor classificação no universo em análise, conseguindo uma avaliação 21% acima da média nacional.
Todas as variáveis aparecem cotadas acima da média nacional: além paisagem natural (95% em relação a 79% da média), são os casos da gastronomia (86% para 76%), património histórico (83% para 74%), simpatia da população local (80% para 69%), oferta hoteleira (73% para 70%), paisagem urbana (72% para 66%) e clima (77% para 74%). A excepção é a oferta cultural e social, que, ainda assim, está ao nível médio das restantes regiões (61%).
De acordo com este estudo, a marca Douro, imagem agregadora e distintiva, tem um potencial enorme no universo de 13 regiões nacionais analisadas: Porto, Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Douro, Serra da Estrela, Oeste, Alentejo Litoral, Leiria - Fátima, Turismo das Terras do Grande Lago Alqueva – Alentejo.
A oferta hoteleira é também referida com frequência, explicando 28% da atractividade da marca. Com uma avaliação 5% acima da média, a região “tem apostado no turismo de qualidade e, ao longo dos últimos anos, muitas foram as quintas que se transformaram em empresas e unidades turísticas, o que torna a oferta hoteleira um atractivo per si na medida em que potencia e gera uma experiência efectiva e única do destino”, lê-se no documento.
Os socalcos rasgados por vinhas são imagem de marca e, neste sentido, o Douro é a região mais associada ao Outono, época das vindimas, mas é também ligado à Primavera, pela paisagem verdejante. A proximidade com o rio e as actividades que potencia (passeio, gastronomia, etc.) contribuem ainda para a boa classificação da envolvência urbana. A marca posiciona-se como o terceiro destino com melhor oferta gastronómica em Portugal, 13% acima da média; e o terceiro melhor destino na simpatia das gentes, 16% acima da média, apenas ultrapassado pelo Norte e Alentejo.
António Martinho, presidente da Turismo do Douro, acredita que a análise da Brandia traz a confirmação de uma opção estratégica: “O Douro tem de continuar a aumentar o seu potencial de captação e de retenção de turistas, através de programas de animação de dinamização cultural como são o Douro Film Harvest® ou Festival das Aldeias Vinhateiras. E é muito recompensador verificar que os portugueses reconhecem no Douro um destino de excelência, com uma marca de valor forte e inconfundível, e que partilham a paixão de quem aqui vive”.

Marca Douro distingue-se no mapa nacional
O Douro tem uma imagem muito própria que facilmente se distingue do resto do Norte e do país e que é evocada quando se fala no Douro, avança o estudo da Brandia Central. “De facto, as suas características paisagísticas são tão fortes que fazem distinguir a marca Douro de todas as outras e da própria marca Norte. Tal como foi referido anteriormente, o Norte de Portugal está fortemente associado ao Minho, o que quer dizer que há uma diferenciação entre o que significa o Norte e o Douro”, conclui o estudo.
Assim sendo, à pergunta “Associa o Douro ao Norte?”, obtiveram-se respostas como: “Não vejo o Douro com sendo o Norte… tem características próprias (…) Vinho do Porto… aquela zona da Régua”; e “É uma zona turística mais definida; não vejo aquilo como o Norte em si, é uma zona particular, com características específicas, tem o vinho, as encostas”, entre outras que atestam nesta avaliação o valor único da marca-região Douro.

in Vai Passear

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